O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

O que são BDR’s e como investir?

0

O que são BDR’s e como comprar esse tipo de papel disponível na Bolsa de Valores?

Para muita gente, investir no exterior é quase um tabu e motivo de muitas dúvidas e preconceitos. Alguns acham que comprar ativos estrangeiros é difícil, outros inclusive acham que não é permitido. O fato é que, atualmente, existem maneiras bastante simples de aplicar em ativos estrangeiros. Uma delas é negociar BDR’s.

Mas o que são exatamente esses tais BDR’s que estão cada vez mais conhecidos e que timidamente estão se tornando mais acessíveis para os investidores no Brasil?

Os Brazilian Depositary Receipts (BDR’s), são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados aqui, no pregão da Bolsa de valores. É como se fossem valores mobiliários lastreados em papéis de companhias estrangeiras e que desde setembro de 2020, também são de companhias brasileiras.

Quem adquire um BDR, portanto, não compra diretamente as ações da empresa no exterior? Não exatamente; mas vamos entender:

O investidor que escolhe investir em um BDR não está comprando ações da empresa no exterior, em vez disso, investe em títulos representativos desses papéis. Essas ações existem de fato lá fora, e precisam ficar depositadas e bloqueadas em uma instituição financeira que atua como custodiante – ou seja, que faz a guarda delas.

Já quem assegura o funcionamento de todo esse sistema é também uma instituição financeira, chamada de depositária, que é a responsável por emitir os BDR’s no Brasil.

Na prática, para que um BDR seja negociado na B3, primeiro é preciso que a instituição depositária compre as ações da empresa no exterior. Esses papéis devem ser mantidos depositados em uma conta em uma instituição custodiante.

O passo seguinte da instituição depositária é registrar um programa de distribuição de BDR’s junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Então, poderá emitir os recibos localmente, sempre atentando para que não aconteça um descasamento entre o número de ações mantidas no exterior e o dos BDR’s negociados por aqui.

Também é papel da instituição depositária cumprir as exigências específicas regulatórias relacionadas à emissão dos BDRs e divulgar as informações exigidas pela CVM sobre a empresa.

Algumas empresas emissoras de BDR’s são Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Netflix (NFLX34) e várias outras gigantes do mercado, que são negociadas na nossa Bolsa de Valores e você pode comprar.

Vantagens e riscos de investir em BRD’s

Comprar BDR’s é uma maneira de investir em ativos no exterior com relativa facilidade, e essa é considerada uma das principais vantagens do produto. Em vez de abrir uma conta em uma corretora estrangeira, fazer uma remessa internacional para só então começar a investir em um ambiente que pode ser desconhecido para muitos, para operar BDR’s basta estar cadastrado em uma instituição brasileira: Rico Investimentos, XP Investimentos, Clear Investimentos, Órama Investimentos, entre outras.

Embora as ações de origem possam ser cotadas em dólares, euros ou outras moedas, as operações com BDR’s são todas realizadas em reais – e isso tanto facilita quanto também barateia o processo. Não é preciso se preocupar com taxas extras decorrentes da transferência de recursos, por exemplo.

BDR's
imagem reprodução

Por conta disso, os BDR’s são uma forma a mais de diversificar os investimentos. Eles permitem que o investidor tenha acesso a ações de setores que eventualmente não têm representantes brasileiros listados na B3.

Porém nem tudo são mil maravilhas e o investidor não está livre de riscos. Como as ações em geral, os BDR’s são ativos com volatilidade, assim como todos ativos de renda variável. As cotações se movem de acordo com os resultados e perspectivas das empresas emissoras, mas também seguindo os humores do mercado. Por isso, é importante o investidor ter certeza de que seu perfil de risco tolera aplicações desse tipo.

Além disso, investir em BDRs exige que o investidor dedique algum tempo para estudar os papéis e as empresas, para evitar os riscos de se comprar ativos de empresas não tão rentáveis e em setores propícios a maiores oscilações.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.