O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Descubra como investir seu dinheiro

7

Saiba qual seu perfil de investidor e comece a investir seu dinheiro.

Você já parou para pensar que pode gerir muito melhor seu dinheiro e começar a investir? Muitas pessoas pensam em investimentos, porém não sabem por onde começar. Vou mostrar que investir é mais simples do que parece e que não é preciso muito dinheiro para começar. Vamos lá!?

Nunca investiu dinheiro na vida? Não tenha medo. Todo mundo, independente da quantia, deveria começar a investir, mesmo que no bolso tenha apenas 1 real.

investir seu dinheiro
imagem retirada de os melhores investimentos

Para se tornar um bom investidor e fazer seu dinheiro render bons frutos você precisa primeiramente definir qual seu perfil: você é um investidor Conservador, Diversificado ou Arrojado?

Para muitos, essa é a parte mais chata, porque a auto análise é sempre a mais difícil de se fazer. Para isso, aqui estão algumas perguntas que você precisa fazer para ter mais clareza e consciência na hora de definir no que investir.

– Por que você investiria seu dinheiro? Para não ficar com o dinheiro parado na conta e acabar gastando; para realizar algum sonho, comprar aquele carro que sempre quis, ou para conquistar rendimentos e aumentar sua reserva e ficar rico?

Você aceitaria perder alguma porcentagem do dinheiro investido?

“Não quero prejuízo de maneira alguma”

“Bom, se a perca for pequena, tudo bem. Vale o risco.”

“Aceito correr mais riscos para melhorar meus ganhos”.

Como você lida com aquele dinheiro que aparece de forma repentina, como 13º salário, férias, restituição de IRPF, etc.?

“Procuro investir em aplicações seguras;

“Coloco a maior porcentagem em investimentos sem riscos e uma parte coloco em algo mais arrojado”

“Sempre aplico grande parte dos meus recursos em investimentos de risco, que podem me render mais e a menor parte deixo para modalidades mais conservadoras”

Como você se planeja para a tão sonhada aposentadoria?

“Sempre guardo e deixo em uma aplicação de baixo risco, para ter maior segurança”

“Para boa parte do que guardo eu procuro algo mais conservador e o que sobra eu arrisco nos investimentos mais perigosos”

“Eu sempre busco investimentos que gerem um retorno financeiro bacana”

Você investe ou investiria seu dinheiro em especulação?

PUBLICIDADE

“Não, jamais. Isso está fora de cogitação!”

“Bom, pensando bem, posso colocar uma pequena parte do meu dinheiro, vai que cola!”

“Mas é claro! Quem não arrisca não petisca!”

Veja em qual perfil você se encaixa

Após fazer esse breve questionamento sobre como você agiria nessas situações você já pode se identificar em um grupo de investidor:

O conservador prefere segurança e não quer ter surpresas desagradáveis com seu dinheiro, mesmo que elas sejam temporárias. Por conta disso, evite investir em coisas mais arriscadas! Procure investimentos em renda fixa, CDB’s, títulos públicos e imóveis. Fuja das ações! você irá se assustar e perder seu dinheiro.

O investidor de perfil moderado deve buscar investimentos que possibilitem maiores retornos do que títulos públicos e rendas fixas. Diversifique em setores e prazos, mantenha um pé nas rendas fixas, mas busque fundos imobiliários, fundos que buscam superar o CDI. Se aventure em ações na Bolsa de Valores, porém evite as ações que podem ter muitas variações, como as de companhias menores ou fundos de investimentos muito agressivos. Essas ações flutuam muito com o emocional do mercado.

O perfil arrojado é aquele cara que é sangue frio e que lida bem com os riscos. Para você que tem esse perfil, procure investir seu dinheiro de longo prazo em investimentos com maior potencial de retorno, mas deixe pelo menos 25% do seu patrimônio em investimentos seguros, para ter o fundo de emergência. Você já pode ir fundo nas rendas variáveis que são ações na bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa. Alguns até já começam a entrar no mundo dos derivativos, os famosos commodities, como câmbios, moedas e o petróleo.

Uma dica muito importante para qualquer tipo de investidor: os altos e baixos do mercado podem afetar muito suas emoções e decisões de investimento, mesmo nos de longo prazo. Portanto seja frio e não deixe as emoções falarem por você. Pense sempre no longo prazo e na empresa que você está investindo, afinal você está colocando seu dinheiro lá.

Bom investimento!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

você pode gostar também
7 Comentários
  1. Isaías Diz

    Acho que posso dizer que sou meio moderado, e arrojado se tiver uma dica de especialista. 😬

    1. Renan Aversani Diz

      Iremos aprofundar o tema sobre investimentos e trazer dicas valiosas, acompanhe!

  2. […] você já sabe como investir seu dinheiro e qual seu perfil de investidor e aprendeu com o texto como funciona a Bolsa de Valores, já está quase pronto para se tornar um […]

  3. […] atual, com várias diversificações e vantagens. Os fundos são uma opção capaz de agradar diversos perfis de investidores. De um lado, eles são simples – e, por isso, adequados para quem está querendo sair da […]

  4. […] quase todo tipo de investimento é de extrema importância saber seu perfil e além disso focar no que você pretende. Com as atuais quedas na taxa Selic realizadas pelo Copom, o foco, contudo, precisa estar mais […]

  5. […] é um investidor, conhece seu perfil de investidor e busca ampliar e diversificar seus investimentos, mas não entende muito bem o que são […]

  6. […] Mas a grana extra da restituição do Imposto de Renda pode ser um verdadeiro respiro para alguns ou investimento para […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.