O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Brasil, terra dos perdidos. Descrédito e desvalorização.

0

Brasil, terra dos perdidos e dos desvalorizados. Governo Bolsonaro não tem rumo, plano, nem crédito e deixa país sem expectativas de melhora.

Dias após Bolsonaro apresentar um programa sem pé nem cabeça, a Câmara dos deputados disse que governo está perdido sem saber o que fazer. E ela tem razão.

Bolsonaro tenta a qualquer custo emplacar um programa de renda social, pois assim conseguiria votos e popularidade, como conseguiu com o auxílio emergencial proposto pela Câmara.

Porém, o governo não tem de onde tirar dinheiro para fazer o tal Renda Cidadã. Propôs usar dinheiro dos precatórios e surrupiar dinheiro do Fundeb, o que gerou um tremendo mal estar em todos os setores da sociedade, principalmente com os investidores e parlamentares.

A proposta simplesmente seria furar o teto de gastos e dar calote. Inconstitucional e completamente inviável, decisão foi vista por muitos especialistas como uma “pedalada fiscal”.

Bolsonaro não tem pra onde correr e não sabe lidar com crises. De um lado seus generais querem uma política populista para conseguir votos e do outro lado a equipe econômica, sempre surpreendida leva tapas e ponta pés, toda hora que o presidente vai a público propor algum programa.

A equipe econômica por exemplo, não sabia de onde sairia o dinheiro para o tal Renda cidadã. Essas surpresas geram desconfortos e demonstram a bagunça e desordem que é o governo.

A equipe economica que também não faz seu trabalho e tem o incompetente Paulo Guedes no comando, que toda semana promete algo que ninguém nunca viu acontecer, tem seu papel no fraquíssimo desempenho do país economicamente.

Nesta quarta-feira (30), a Infomoney publicou matéria que mostra o real como a moeda mais desvalorizada do mundo. De acordo com a matéria, o real se consolidou como a moeda com pior desempenho do mundo em 2020 até o momento, com o dólar subindo 39,60% ante a divisa brasileira, segundo dados da Refinitiv.

Brasil, terra dos perdidos

Quando a desvalorização é nós últimos 12 meses, o Real segue sendo o mais desvalorizado.

A causa dessa desvalorização e de toda a incerteza é o risco fiscal que o governo oferece e a política ambiental de Bolsonaro, que gera uma debandada de investidores no país.

 O mais preocupante para o mercado financeiro é o risco fiscal, elevado ainda mais esta semana com a decepção do mercado com o programa Renda Cidadã.

Na última semana, analistas já haviam apontado esta preocupação diante das dificuldades que o governo já enfrentava para realizar os ajustes necessários na economia. 

“O mercado não compra mais esse discurso do Executivo, em que por um lado sempre defende o teto de gastos e a responsabilidade fiscal, mas por outro sempre anuncia planos que vão na contramão”

Breno Martins, trazer de renda fica da MAG Investimentos.

Parece que o governo não entende os recados do mercado que são bem claros. Em reunião com líderes do mercado ficou a impressão de que o governo ainda não entendeu o recado.

Enquanto isso o auxílio emergencial tem data para acabar, as pessoas ficarão sem renda, as micro e pequenas empresas continuam sem subsídio e fechando as portas, aumentando ainda mais o desemprego. O Dólar segue massacrando o Real e a inflação subindo. Uma bola de neve que engoliu o fraco Bolsonaro.

Sem credibilidade, sem planos e sem futuro. Esse é o Brasil de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.