O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

TSE lança campanha #EuVotoSemFake

0

Contra a desinformação nas eleições, TSE lança campanha #EuVotoSemFake. Iniciativa, lançada nesta terça (29), busca conscientizar os eleitores sobre o seu papel na divulgação de informações verdadeiras durante o pleito


O Tribunal Superior Eleitoral, lança nesta terça-feira nova campanha contra a desinformação, “#EuVotoSemFake”. A iniciativa busca conscientizar os eleitores sobre o papel que eles têm na divulgação de informações verdadeiras durante as Eleições Municipais 2020 e sobre como podem se juntar à Justiça Eleitoral no combate à desinformação.


Segundo o coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, o principal objetivo da campanha é combater fake news com informações precisas e reais sobre o processo eleitoral deste ano, como os cuidados sanitários para votação no dia das eleições, o funcionamento do fluxo de votos e as orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras.

“Tendo acesso à informação verdadeira, a população fica mais tranquila para votar e mais preparada para combater as chamadas fake news”, destaca Thiago.

A campanha recomenda fortemente aos eleitores se manterem informados por canais oficiais do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado. Também pede para que seja feito o download dos aplicativos do TSE como o e-título, a versão digital do título de eleitor, o Mesário, usado para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições e o Pardal, criado para receber denúncias de irregularidade em campanhas eleitorais.

PUBLICIDADE


“A desinformação vem sendo acelerada pelo uso da tecnologia digital, e seu combate é uma prioridade do TSE. Com mais instrumentos, chegaremos a um maior número de pessoas. Nossa intenção é que os eleitores possam exercer sua liberdade de voto sem desinformação”

Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE

Compromisso do TSE

Thiago Rondon conta que por meio dos aplicativos e dos canais sociais do TSE e do TER, também serão transmitidas informações da Justiça Eleitoral e convida o eleitor a colaborar, compartilhando informações oficiais e verdadeiras e dá dicas para reconhecer quando uma notícia for falsa.


“O eleitor deve também ficar atento para não repassar notícias falsas. Para isso, é preciso prestar bastante atenção às informações que chegam até ele. Ao receber uma notícia muito urgente ou sensacionalista, é melhor pensar duas vezes antes de replicar. Checar antes de passar para frente é o melhor caminho”, recomenda Thiago.


O combate à desinformação é um dos compromissos da gestão do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que enfatiza a missão da Justiça Eleitoral em assegurar a democracia brasileira e a preocupação da Corte com campanhas de desinformação, de difamação e de ódio na internet.

TSE lança campanha #euvotosemfake
Foto: divulgação TSE


Para o ministro, “as mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”, uma vez que, segundo sua avaliação, a Justiça Eleitoral tem papel importante, porém residual, no enfrentamento das fakenews, pois o Judiciário não tem nenhuma intenção de se tornar censor da liberdade de expressão das pessoas.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

17 + um =