O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

TSE lança campanha #EuVotoSemFake

0

Contra a desinformação nas eleições, TSE lança campanha #EuVotoSemFake. Iniciativa, lançada nesta terça (29), busca conscientizar os eleitores sobre o seu papel na divulgação de informações verdadeiras durante o pleito


O Tribunal Superior Eleitoral, lança nesta terça-feira nova campanha contra a desinformação, “#EuVotoSemFake”. A iniciativa busca conscientizar os eleitores sobre o papel que eles têm na divulgação de informações verdadeiras durante as Eleições Municipais 2020 e sobre como podem se juntar à Justiça Eleitoral no combate à desinformação.


Segundo o coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, o principal objetivo da campanha é combater fake news com informações precisas e reais sobre o processo eleitoral deste ano, como os cuidados sanitários para votação no dia das eleições, o funcionamento do fluxo de votos e as orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras.

“Tendo acesso à informação verdadeira, a população fica mais tranquila para votar e mais preparada para combater as chamadas fake news”, destaca Thiago.

A campanha recomenda fortemente aos eleitores se manterem informados por canais oficiais do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado. Também pede para que seja feito o download dos aplicativos do TSE como o e-título, a versão digital do título de eleitor, o Mesário, usado para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições e o Pardal, criado para receber denúncias de irregularidade em campanhas eleitorais.


“A desinformação vem sendo acelerada pelo uso da tecnologia digital, e seu combate é uma prioridade do TSE. Com mais instrumentos, chegaremos a um maior número de pessoas. Nossa intenção é que os eleitores possam exercer sua liberdade de voto sem desinformação”

Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE

Compromisso do TSE

Thiago Rondon conta que por meio dos aplicativos e dos canais sociais do TSE e do TER, também serão transmitidas informações da Justiça Eleitoral e convida o eleitor a colaborar, compartilhando informações oficiais e verdadeiras e dá dicas para reconhecer quando uma notícia for falsa.


“O eleitor deve também ficar atento para não repassar notícias falsas. Para isso, é preciso prestar bastante atenção às informações que chegam até ele. Ao receber uma notícia muito urgente ou sensacionalista, é melhor pensar duas vezes antes de replicar. Checar antes de passar para frente é o melhor caminho”, recomenda Thiago.


O combate à desinformação é um dos compromissos da gestão do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que enfatiza a missão da Justiça Eleitoral em assegurar a democracia brasileira e a preocupação da Corte com campanhas de desinformação, de difamação e de ódio na internet.

TSE lança campanha #euvotosemfake
Foto: divulgação TSE


Para o ministro, “as mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”, uma vez que, segundo sua avaliação, a Justiça Eleitoral tem papel importante, porém residual, no enfrentamento das fakenews, pois o Judiciário não tem nenhuma intenção de se tornar censor da liberdade de expressão das pessoas.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.