O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Xbox Series X, o novo console da Microsoft

0

 

Você que é fã de games confira o que já sabemos sobre o novo console da Microsoft, o Xbox Series X. 

A Microsoft anunciou em dezembro do ano passado, no The Game Awards o nome do sucessor do Xbox One: o Xbox Series X. O poderoso console foi mostrado pela primeira vez no evento e deixou o público atônito com a demonstração do game Hellblade 2: Senua’s Saga. Confirmando de maneira superficial, o que já se esperava.

O Xbox Series X promete ter um dos melhores desempenhos já vistos no mundo dos consoles, sendo capaz de rodar jogos com resolução 4K a até 120 frames por segundo graças a uma arquitetura da AMD de 12 Teraflops, o dobro do Xbox One. O console disputará espaço no mercado com o Playstation 5, da Sony, ambos terão gráfico de filmes.

Sobre a data de lançamento não houve divulgação do dia exato, porém é possível afirmar que ocorrerá no final de novembro deste ano. 

PUBLICIDADE

Prazer, Series X

Antes da divulgação do novo console, sabiamos que exisita duas versões para o então Project Scarlett. A versão mais potente se chamava Anaconda e a mais simples, Lockhart (possível Xbox Serie S). 

Xbox Series X, o novo console da Microsoft
Xbox Séries X

A versão mais potente, que foi justamente o mostrado no The Game Awards, é o Series X – antigo Anaconda – é o verdadeiro monstro que esperamos, com especificações brutais e todas as features possíveis. 

Já o Lockhart será uma versão menos potente que o Series X, porém melhor que o atual Xbox One X. Ele funcionará como um intermediário. 

E por que o Series X promete? 

Sobre o design do console, o vídeo de divulgação do Series X, mostra apenas a caixa do console, que contém uma entrada para discos. Já as especificações endossam as expectativas:  Memória RAM de 13,5 Gb, placa de vídeo com 12 Teraflops. A memória conta com 16 Gb GDDR6 e o armazenamento interno tem modelo padrão de 1 Tb SSD e não HDD, como na geração anterior. Além de capacidade de expansão de armazenamento de até 1Tb, por cartão de memória. Ele também lerá discos blue-ray com capacidade para resolução 4K.    

A Microsoft também anunciou um sistema chamado de Auto Low Latency Mode (ALLM), o que vai permitir aos desenvolvedores usarem latência dinâmica de acordo com a necessidade do jogo. “Isso faz do Xbox Series X o console mais responsivo já criado”, prometeu a empresa.

No site, a empresa também divulgou informações de que o novo aparelho vai utilizar serviços de nuvem, embora não especifique como. Outra informação é de que o Xbox Series X terá retrocompatibilidade, ou seja, um console que lerá jogos de suas quatro gerações anteriores. 

Já o Lockhart terá um perfil mais acessível, com preço mais baixo, menos memória ( 7,5 Gb de RAM) e um processador e placa de vídeo inferior – 4 Teraflops, um terço do poder do Series X.  O Lockhart deve oferecer uma experiência com foco em jogos puramente digitais.

Confira o vídeo divulgado no evento The Game Awards em dezembro de 2019.

Ficha técnica do Xbox Series X:

  • CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8 GHz (3.6 GHz com SMT)
  • GPU: 12 Teraflops, 52 CUs a 1.825 umGHz, RDNA 2 customizado
  • Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120 fps
  • Processador: TSMC 7nm aprimorado
  • Memória: 16 GB GDDR6
  • Memória interna: 1 TB NVMe SSD customizado
  • Memória expansível: 1 TB
  • Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support
  • Drive óptico: 4K UHD Blu-Ray Drive
  • Velocidade da IO: 2.4 GB/s (Raw), 4.8 GB/s (Comprimida)
  • Tamanho da matriz: 360.45 mm2
  • Largura de banda de memória (Bandwidth): 10 GB a 560 GB/s, 6 GB a 336 GB/s

Controle

Pelas imagens promocionais divulgadas é possível ver a cara do novo controle do Xbox Series X. O design que vemos é pecido com os modelos atuais dos Xboxs, porém com algumas diferenças, entre elas um direcional digital inédito em alto relevo. O controle será compatível com outros dispositivos para jogos, além do Xbox Series X. 

O controle tem curvas menos acentuadas para ajudar na acessibilidade, o que deve ajudar pessoas com mãos de diferentes formatos. Além disso, a nova versão traz o botão de compartilhamento de fotos e vídeos, o que pode tornar a vida do usuário mais fácil.

Mudaram, também, os botões LB e RB, que ficam nos ombros do aparelho e os gatilhos foram redesenhados, ganhando uma textura mais acentuada. 

Jogos

A Microsoft confirmou, por meio da conta oficial do Xbox no Twitter, que realizará um evento focado em jogos no dia 23 de julho, passando por todas as suas plataformas, desde o atual Xbox One até o vindouro Xbox Series X.

Ainda não se sabe quais exatamente serão os jogos a serem exibidos na ocasião, mas Halo Infinite será uma das principais atrações. Outros jogos esperados são o novo Forza e o próximo projeto da Playground Games, empresa por trás de Fable.

Fique por dentro também do maior concorrente do Xbox Series X, o Playstation 5.

Acompanhe nosso editorial de tecnologia para mais novidades.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.