O PlayStation 5 será a próxima geração do consagrado console da Sony e está próximo de ser lançado. Confira o que já se sabe sobre o novo console que promete mudar o mercado.
O lançamento do PlayStation 5 já foi anunciado para o final de 2020. Mesmo com os problemas que a Pandemia trouxe para a produção do console, a Sony confirmou seu lançamento ainda esse ano, sem uma data específica, mas garantiu que ocorrerá ainda em 2020. O videogame será a quinta geração dos consoles da empresa.
O que já sabemos sobre o Playstation 5 deixou os fãs da consagrada marca animados, isso porque o console contará com tecnologia e velocidade de processamento, além de um gráfico em altíssima resolução.
Algumas das especificações já reveladas
O processador do PlayStation 5 será um Custom Zen 2 AMD, que faz parte da nova linha da fabricante que será lançada no final deste ano – a palavra Custom quer dizer que a Sony trabalhou com a AMD para personalizar o hardware especificamente para o videogame. A CPU contará com oito núcleos Zen 2 rodando a 3,5 GHz.
Além do processador ser específico, outro motivo de euforia dos fãs será o uso do SSD no console, o uso do hardware será a “revolução” do PlayStation. A Sony está desenvolvendo o hardware internamente como um dos pilares do novo console.
O SSD terá capacidade de 825 GB, com taxa de transferência de dados de 5,5 GB/s. Fora o SSD, o armazenamento interno o Playstation 5 contará com um slot extra para outro SSD, além de permitir suporte para HDD externo via USB.
Contudo, a Sony está otimizando e trabalhando em um tipo de compressão chamado Kraken, que permite taxas de transferência de 8 GB/s à 9 GB/s entre o SSD e o sistema.

A taxa de transferência é realmente de se entusiasmar qualquer um se comparado com o hardware utilizado no Playstation 4, que tem um HDD com taxa de transferência de até 100 MB/s.
Gráfico de filme
O PlayStation 5 contará com uma GPU personalizada da AMD de arquitetura RDNA 2. Serão 10,28 teraflops, com 36 CUs de frequência variável até 2,23 GHz.
No lugar de rodar com constante frequência e deixar a potência variar de acordo com a quantidade de trabalho, o PS5 roda essencialmente em potência constante e deixa a frequência variar baseada na quantidade de trabalho
Mark Cerny , Engenheiro-chefe da Sony.
Outra novidade do aparelho está no ray tracing. Trata-se da tecnologia apresentada pela Nvidia, em que cada raio de luz é calculado individualmente pelo sistema, o que resulta em ambientes mais realistas.
Os negócios da Nvidia se concentram no desenvolvimento de unidades de processamentos gráficos (GPUs), tanto para o setor de jogos quanto profissionais.
Imersão e experiência de jogo
No que se trata de ambientação e experiência, o usuário terá uma bela de uma experiência ao jogar no novo Playstation 5. Isso porque o console terá suporte a uma tecnologia chamada Head-related Transfer Function (HRTF), uma engenharia de som com foco em onde está a cabeça do usuário.
Essa tecnologia proporcionará ao jogador uma imersão única, auxiliando durante o jogo, por exemplo, para que se possa identificar posicionamento de inimigos e gerar mais imersão no ambiente. Demais não é mesmo?
O Controle
A peça mais detalhada do PlayStation 5 até o momento é o Controle DualSense, que virá com o próximo console.

Entre as novidades do novo controle, estão:
- Microfone embutido que vai permitir o bate-papo com outros jogadores sem a necessidade de um fone de ouvido;
- Inserção de gatilhos adaptáveis com feedback háptico, para que o jogador tenha diferentes sensações enquanto joga;
- Botão “Criar” que vai substituir o “Compartilhar”;
- Barra de luzes na parte superior do controle que será substituída por um LED que fica atrás do touchpad;
- Bateria de maior duração, sem deixar o controle muito pesado;
- Acabamento em preto e branco;
Compatibilidade com gerações anteriores
Uma das grandes dúvidas ainda existentes é se o PlayStation 5 rodará jogos de suas gerações anteriores. Ao que tudo indica é que o PlayStation 5 não terá hardware de outros consoles para rodar jogos antigos e tal compatibilidade será feita por emulação.
Tudo indica que o PS4 estaria integrado ao sistema de emulação do novo console, dessa maneira somente jogos do PS4 poderiam ser compatíveis com o PlayStation 5.
Preço de mercado
O preço do novo console ainda não foi revelado, portanto teremos que aguardar a Sony divulgar o valor de mercado do novo PlayStation 5.
A Sony terá a Microsoft com o Xbox Series X como concorrente de mercado para o PS5.
PUBLICIDADE