O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

PlayStation 5, a próxima geração da Sony

0

O PlayStation 5 será a próxima geração do consagrado console da Sony e está próximo de ser lançado. Confira o que já se sabe sobre o novo console que promete mudar o mercado.

O lançamento do PlayStation 5 já foi anunciado para o final de 2020. Mesmo com os problemas que a Pandemia trouxe para a produção do console, a Sony confirmou seu lançamento ainda esse ano, sem uma data específica, mas garantiu que ocorrerá ainda em 2020. O videogame será a quinta geração dos consoles da empresa.

O que já sabemos sobre o Playstation 5 deixou os fãs da consagrada marca animados, isso porque o console contará com tecnologia e velocidade de processamento, além de um gráfico em altíssima resolução.

Algumas das especificações já reveladas

O processador do PlayStation 5 será um Custom Zen 2 AMD, que faz parte da nova linha da fabricante que será lançada no final deste ano – a palavra Custom quer dizer que a Sony trabalhou com a AMD para personalizar o hardware especificamente para o videogame. A CPU contará com oito núcleos Zen 2 rodando a 3,5 GHz.

Além do processador ser específico, outro motivo de euforia dos fãs será o uso do SSD no console, o uso do hardware será a “revolução” do PlayStation. A Sony está desenvolvendo o hardware internamente como um dos pilares do novo console.

O SSD terá capacidade de 825 GB, com taxa de transferência de dados de 5,5 GB/s. Fora o SSD, o armazenamento interno o Playstation 5 contará com um slot extra para outro SSD, além de permitir suporte para HDD externo via USB.

Contudo, a Sony está otimizando e trabalhando em um tipo de compressão chamado Kraken, que permite taxas de transferência de 8 GB/s à 9 GB/s entre o SSD e o sistema.

PlayStation 5, a próxima geração da Sony
Imagem reprodução

A taxa de transferência é realmente de se entusiasmar qualquer um se comparado com o hardware utilizado no Playstation 4, que tem um HDD com taxa de transferência de até 100 MB/s.

Gráfico de filme

O PlayStation 5 contará com uma GPU personalizada da AMD de arquitetura RDNA 2. Serão 10,28 teraflops, com 36 CUs de frequência variável até 2,23 GHz.

No lugar de rodar com constante frequência e deixar a potência variar de acordo com a quantidade de trabalho, o PS5 roda essencialmente em potência constante e deixa a frequência variar baseada na quantidade de trabalho

 Mark Cerny , Engenheiro-chefe da Sony.

Outra novidade do aparelho está no ray tracing. Trata-se da tecnologia apresentada pela Nvidia, em que cada raio de luz é calculado individualmente pelo sistema, o que resulta em ambientes mais realistas.

Os negócios da Nvidia se concentram no desenvolvimento de unidades de processamentos gráficos (GPUs), tanto para o setor de jogos quanto profissionais.

Imersão e experiência de jogo

No que se trata de ambientação e experiência, o usuário terá uma bela de uma experiência ao jogar no novo Playstation 5. Isso porque o console terá suporte a uma tecnologia chamada Head-related Transfer Function (HRTF), uma engenharia de som com foco em onde está a cabeça do usuário. 

Essa tecnologia proporcionará ao jogador uma imersão única, auxiliando durante o jogo, por exemplo, para que se possa identificar posicionamento de inimigos e gerar mais imersão no ambiente. Demais não é mesmo?

O Controle

A peça mais detalhada do PlayStation 5 até o momento é o Controle DualSense, que virá com o próximo console.

Entre as novidades do novo controle, estão:

  • Microfone embutido que vai permitir o bate-papo com outros jogadores sem a necessidade de um fone de ouvido;
  • Inserção de gatilhos adaptáveis com feedback háptico, para que o jogador tenha diferentes sensações enquanto joga;
  • Botão “Criar” que vai substituir o “Compartilhar”;
  • Barra de luzes na parte superior do controle que será substituída por um LED que fica atrás do touchpad;
  •  Bateria de maior duração, sem deixar o controle muito pesado;
  • Acabamento em preto e branco;

Compatibilidade com gerações anteriores

Uma das grandes dúvidas ainda existentes é se o PlayStation 5 rodará jogos de suas gerações anteriores. Ao que tudo indica é que o PlayStation 5 não terá hardware de outros consoles para rodar jogos antigos e tal compatibilidade será feita por emulação.

Tudo indica que o PS4 estaria integrado ao sistema de emulação do novo console, dessa maneira somente jogos do PS4 poderiam ser compatíveis com o PlayStation 5.

Preço de mercado

O preço do novo console ainda não foi revelado, portanto teremos que aguardar a Sony divulgar o valor de mercado do novo PlayStation 5.

A Sony terá a Microsoft com o Xbox Series X como concorrente de mercado para o PS5.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.