O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Desastre ambiental: Petroleiro encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois

0

Cerca de 1 tonelada de combustível já vazou para o mar causando desastre ambiental. Petroleiro está encalhado desde 25 de julho em um recife de Pointe d’Esny com 3.800 toneladas de combustível a bordo.

O petroleiro japonês encalhado em um recife nas Ilhas Maurício, desde o dia 25 de julho, partiu em dois, segundo anunciado neste domingo (16) pela Mitsui OSK Lines.

O combustível começou a vazar pelas fissuras nas áreas danificadas na semana passada e entre 800 e 1.000 toneladas foram dispersadas no oceano, em uma área considerada um paraíso ecológico, por suas águas cristalinas.

As equipes de intervenção iniciaram uma corrida contra o tempo para bombear o restante do combustível e amenizar os danos ambientais.

A catástrofe provocou a revolta da população, que junta esforços para tentar diminuir o desastre ambiental causado pelo óleo vazado. Moradores da região acusam autoridades por negligência e questionam por quê as operações para extrair o combustível não começaram no momento do acidente com o petroleiro.

PUBLICIDADE

O primeiro-ministro das Ilhas Maurício, Pravind Kumar Jugnauth rebateu as acusações. Ele afirmou que inicialmente os especialistas consultados pelo governo consideravam pequeno o risco de vazamento de combustível no mar.

Akihiko Ono, vice-presidente executivo da Mitsui OSK Lines, havia pedido desculpas publicamente e prometeu fazer o que fosse possível para conter o vazamento: “Pedimos desculpas profusamente e profundamente pelos grandes problemas que causamos”.

O ministro japonês do Meio Ambiente, Shinjiro Koizumi, disse neste sábado (15) que Tóquio planeja enviar uma equipe de funcionários e outros especialistas às Ilhas Maurício para avaliar os danos do derramamento de óleo.

Confira imagens do desastre ambiental nas Ilhas Maurício:

Desastre ambiental: Petroleiro encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois
Imensa mancha de óleo pode ser vista saindo de navio encalhado nas Ilhas Maurício foto:AFP
Desastre ambiental: Petroleiro encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois
Cerca de 1 tonelada de combustível já vazou de navio encalhado em recife nas Ilhas Maurício – foto: AFP
Desastre ambiental: Petroleiro encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois
Navio petroleiro se divide em dois – foto: AFP

Para mais notícias internacionais acompanhe nossa sessão MUNDO

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.