O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Vírus e protozoários, o que são?

0

Você sabe o que é um vírus e o que é um protozoário? A pergunta que a médica Nise Yamaguchi não soube responder, o Jornal Analítico responde!

Durante essa semana a médica Nise Yamaguchi, defensora do tratamento precoce contra a Covid prestou depoimento à CPI da Covid e foi questionada várias vezes pelo Senador Otto Alencar (PSD-BA) se ela poderia explicar o que são os vírus e os protozoários. Nise de maneira constrangedora não respondeu demonstrando não saber as diferenças.

Nosso leitor não fica na dúvida. Já que a médica não respondeu, nós respondemos! Pedimos ajuda pra quem entende do assunto, os biólogos João Vicente Malvezzi, mestre em ciências e a bióloga molecular Larissa Logullo. Confira.

Vírus e protozoários

Protozoários são organismos Eucariotos e em sua maioria unicelulares, ou seja, são compostos por uma única célula e possuem um núcleo com revestimento membranoso. Além disso, a maior parte dos protozoários são heterotrófico, precisando de se alimentar de material orgânico. No entanto, algumas espécies conseguem produzir seu próprio alimento, sendo chamados de autotróficos. Quanto ao modo de vida, existem espécie de vida livre e espécies parasitárias, que causam doenças em humanos como Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas. Contudo, todas as espécies conseguem se reproduzir sozinha e possuem todos aparatos para reprodução. 

PUBLICIDADE

Os vírus são um conjunto de moléculas biológicas. De modo mais específico, são compostos pelo material genético, seja DNA ou RNA. Em sua maioria, o material genético está protegido por um revestimento proteico. Os vírus são exclusivamente formas parasitas, pois não conseguem se reproduzir sozinhos, necessitando da maquinaria de reprodução de uma célula hospedeira para formar novas cópias. Justamente por este último fato, ainda há uma discussão no meio científico sobre considerar os vírus como seres vivos.

Assim, podemos concluir que há muitas diferenças entre vírus e protozoários. Ambos os grupos são amplamente estudados na infectologia, pois estão relacionados à diversas  doenças humanas. 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.