O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Talebã retoma o Afeganistão

0

Talebã retoma território Afegão após saída das tropas americanas. Entenda o que é o Talebã e tudo que envolve o conflito.

O grupo fundamentalista islâmico conhecido como Talebã (estudantes na língua Afegã) retomou neste domingo a cidade de Cabul, a última região controlada pelo governo democrático civil. O cerco e a invasão ocorrem após ofensivas do grupo por todo território Afegão. Tropas americanas deixaram a região em julho de 2021.

Com a invasão de Cabul neste domingo (15/08), o grupo já tem praticamente controle total no país.

A capital era a única grande cidade ainda nas mãos do governo civil até este domingo, mas combatentes do grupo fundamentalista entraram na cidade por todos os lados e publicaram imagens de homens armados tomando o palácio presidencial. Com a conquista do último refúgio civil, o Talebã domina praticamente o país todo novamente.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, deixou o país. Relatos iniciais apontavam que ele havia ido ao Tajiquistão, mas a rede de TV Al Jazeera divulgou que o presidente, sua família, seu chefe de gabinete e seu conselheiro de segurança foram para o Uzbequistão. O destino do presidente não foi confirmado pelo governo.

Em seu primeiro pronunciamento após deixar o país, Ghani disse, em uma postagem no Facebook, que foi embora para evitar derramamento de sangue.

O Talebã controlou o Afeganistão entre 1996 e 2001 com um rígido regime baseado em uma versão radical da Sharia, a lei islâmica. Eles foram retirados do poder por uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos em 2001, mas voltaram a dominar o país rapidamente depois da retirada das tropas americanas em julho de 2021.

A retirada das tropas americanas ocorreu após um acordo feito em 2020 em que o governo americano e o grupo fecharam um acordo de paz em Doha.

Os EUA se comprometeram a se retirar do país e o Talebã prometeu não atacar as forças americanas. Outras promessas incluíam não permitir que a Al-Qaeda ou outros grupos extremistas operassem nas áreas controladas por eles e prosseguir com as negociações de paz nacionais.

Porém a promessa não se manteve e o Talebã continuou a atacar as forças de segurança afegãs e civis e avançou rapidamente em todo o país.

O que é o Talebã

O Talebã surgiu no início da década de 1990 no norte do Paquistão, após a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão.

Acredita-se que o movimento começou em seminários religiosos – a maioria financiados com dinheiro da Arábia Saudita – que pregavam uma forma fundamentalista de islamismo sunita.

A promessa do Talebã – que atuava em uma área abrangendo o Paquistão e o Afeganistão – era restaurar a paz e a segurança e impor sua própria versão austera da Sharia, ou lei islâmica, uma vez no poder.

Do sudoeste do Afeganistão, o Talebã rapidamente estendeu sua influência.

Em setembro de 1995, eles capturaram a província de Herat, na fronteira com o Irã, e exatamente um ano depois capturaram a capital afegã, Cabul.

Eles então derrubaram o regime do presidente Burhanuddin Rabbani – um dos fundadores dos mujahedin (combatentes) afegãos que resistiram à ocupação soviética.

Em 1998, o Talebã controlava quase 90% do Afeganistão. Os afegãos, cansados ​​dos excessos e das lutas internas dos mujahedin depois que os soviéticos foram expulsos, em geral deram as boas-vindas ao Talebã quando eles apareceram pela primeira vez.

Sua popularidade inicial foi em grande parte devido ao sucesso em erradicar a corrupção, diminuir os crimes e tornar as estradas e as áreas sob seu controle seguras para o comércio.

Mas o Talebã também introduziu punições de acordo com sua interpretação estrita da lei Sharia – como execuções públicas de supostos assassinos e de adúlteros e amputações para ladrões.

PUBLICIDADE

Os homens eram obrigados a deixar a barba crescer e as mulheres a usar a burca, uma vestimenta que cobre o corpo todo.

O Talebã também proibiu a televisão, a música e o cinema, e não permitia que meninas de 10 anos ou mais frequentassem a escola.

Eles foram acusados ​​de vários abusos contra os direitos humanos e culturais. Um exemplo foi em 2001, quando o Talebã destruiu as famosas estátuas do Buda Bamiyan no centro do país, gerando indignação internacional.

Talebã e Al Qaeda

As atenções do mundo se voltaram para o Talebã após os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center em Nova York, nos EUA.

O Talebã foi acusado pelos EUA de ser um santuário para os principais suspeitos do ataque – Osama Bin Laden e seu grupo extremista Al-Qaeda.

Em 7 de outubro de 2001, uma coalizão militar liderada pelos EUA invadiu o Afeganistão e, na primeira semana de dezembro, o regime do Talebã entrou em colapso.

O então líder do grupo, Mullah Mohammad Omar, e outras figuras importantes, incluindo Bin Laden, escaparam da captura.

Muitos líderes do Talebã supostamente se refugiaram na cidade paquistanesa de Quetta, de onde guiavam o grupo. Mas a existência do que foi apelidado de “Quetta Shura” foi negada pelo Paquistão.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.