Vacina para covid-19 da Moderna tem 100% de sucesso em primeira fase de testes.
A vacina para covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, gerou respostas de imunização em todos os voluntários em sua fase inicial de estudo.
A busca da vacina contra o novo coronavírus teve um marco nesta terça-feira(14). A farmacêutica Moderna, publicou no New England Journal of Medicine os resultados da primeira fase de estudos.
Na publicação, a companhia confirmou o que já era esperado há dois meses, desde as primeiras notícias divulgadas. A vacina para covid-19 é prevalentemente segura e gerou respostas de imunização que podem proteger os pacientes.
A primeira fase de testes foi realizada em 45 adultos entre 18 e 55 anos, que receberam três diferentes dosagens. A resposta de anticorpos foi maior com a maior dosagem, mas todos os testados conseguiram proteção contra a covid-19. O percentual de efeitos adversos (21%) foi considerado aceitável pelos pesquisadores.
“A primeira dose meio que prepara o sistema imunológico, é chamada de pré-tratamento”, disse Lisa Jackson, pesquisadora envolvida na pesquisa. “Então quando você administra a mesma coisa novamente, há uma resposta ampliada. Então não pensamos que uma dose seria suficiente para chegar ao nível de resposta que queríamos ver”.
PUBLICIDADE
O Instituto Nacional de Saúde do governo americano afirmou que as descobertas corroboram a importância de novas, e decisivas, fases de testes. Os americanos não perderam tempo e já demonstraram interesse em comprar 300 milhões de doses dessa vacina já no início de 2021.
Uma segunda fase de testes para essa vacina já está sendo feita, mas a próxima grande fase do estudo será com 30.000 pessoas, que começará no dia 27 de julho. Esse teste promete dar a resposta final se a vacina funciona ou não.

Foto: Reprodução da internet
A Moderna foi a primeira farmacêutica a fazer testes em humanos e, com essa notícia, pode ser a primeira a lançar comercialmente seu produto. Será um grande avanço, pois se pensarmos que no início da pandemia, as estimativas da descoberta de uma vacina para covid-19 , estava prevista apenas para ano que vem.
A Moderna está apostando no uso de um RNA mensageiro, que ensinaria o corpo humano a produzir anticorpos “em branco” para impedir o vírus antes que ele de fato inicie a infecção.
O Mercado Financeiro se animou com a notícia.
As ações da companhia subiram, abrindo em alta de 12% nesta quarta-feira com a divulgação dos resultados do estudo. Os bons resultados dos testes também impulsionaram o Ibovespa e índices americanos na manhã desta quarta-feira.
As divulgações dos avanços transformaram a Moderna num fenôneno do mercado financeiro: seu valor de mercado quadruplicou esse ano, para 29 bilhões de dólares.
Potenciais vacinas em desenvolvimento
Mas além da Moderna, três outras pesquisas estão na disputa pelo ineditismo. A já conhecida chinesa Sinovac, que fechou uma parceria com o governo de São Paulo, começou a recrutar nesta semana 9.000 voluntários para uma terceira fase de testes, concorrendo diretamente com a Moderna, também numa terceira fase.
A Astrazeneca, em parceria com a universidade Oxford, também tem testes em curso no Brasil, e afirma que a vacina pode ficar disponível ainda este ano.
A Pfizer divulgou semana passada que sua vacina experimental, produzida em parceira com a BioNtech, deu bons resultados em 45 voluntários.
PUBLICIDADE