O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

São Paulo, um oasis em meio ao deserto?

1

O Governador de São Paulo João Dória e sua equipe de contingência da Covid anunciaram novas medidas de isolamento no processo de gestão da Pandemia no estado de São Paulo. O Governo batizou o processo de “retomada consciente”. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes.

Não é de hoje que o Governo do Estado de São Paulo vem tomando medidas baseadas em ciência, dados, medicina e voltadas na preservação da vida, como gosta de enfatizar Dória. Com um discurso coeso e coerente com os órgãos de saúde, São Paulo se mostra um  pequeno oasis em meio a um deserto chamado Brasil, repleto de desorganização, omissão e negacionismo, que vai sofrer ainda mais com a Covid na medida em que ela avança.

Tal medida foi tomada em meio a expansão da doença, do número de casos e mortes no país. A interiorização da Pandemia no Brasil. São Paulo, embora  epicentro da doença, demonstra através dos números que as medidas de isolamento adotadas achataram os números da Covid.

A quarentena foi decretada no estado em 24 de março e renovada por três vezes até 31 de maio. Segundo Doria, a adoção da medida foi capaz de salvar 65 mil vidas. E segundo os dados, sem o isolamento, São Paulo estaria com cerca de 1milhão de casos. Hoje o número de casos no estado é de 84 mil.

No início da Pandemia no país, São Paulo representava 68% dos óbitos no Brasil, hoje esse número é de 26%. Uma redução bastante acentuada, graças ao isolamento social, embora feito de maneira meia boca por parte da população, por diversos motivos já listados em posts anteriores do Blog.

Um pequeno Oasis?

A partir do dia 1 de Junho, será realizada de maneira organizada a reabertura no Estado. O Estado foi dividido em cinco zonas de risco e dependerá da colaboração da população e da análise diária dos dados. Segundo Dória, caso não forem respeitadas as medidas, esse afrouxamento será revogado.

“A partir do dia 1º de junho, por mais 15 dias, manteremos a quarentena, e também retomaremos as atividades econômicas no estado de São Paulo”, afirmou o Governador em coletiva.

A reabertura vai acontecer primeiro nas cidades que possuem redução de casos de contaminação pela Covid-19, e que tenham leitos disponíveis na rede de saúde pública.

São Paulo, um oasis em meio ao deserto?
📷 Governo de São Paulo/Divulgação

O Estado foi dividido em cinco zonas de risco representada por cores. Vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor de cada região do mapa é determinada por critérios, entre eles: taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes, tais indicadores são avaliados junto aos dados de mortes, casos e internações por Covid-19.

A região metropolitana e litoral ainda se encontram em vermelho e se enquadram na fase 1 e as medidas de restrição serão mantidas ou até ampliadas.

A capital paulista e outras regioes estão em laranja e entrarão na fase 2, que vai contar com reabertura de alguns setores (vide imagem abaixo). Tais reaberturas dependerão de planos apresentados pelos setores e a avaliação dos dados que serão diariamente analisados.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias.

Fica nítida a pressão sofrida pelo governo estadual por parte de setores da economia. Muitos especialistas acharam precipitadas as medidas, visto o número crescente da doença no país e no estado com o vírus se espalhando pelo interior e com as periferias, que sofrem com a falta de leitos na rede pública. Reabrir shoppings é colocar o trabalhador da periferia em zona de risco e propagar uma segunda onda de contaminação, agravando ainda mais a situação.

Vamos acompanhar como se dará a colaboração da população e se teremos continuidade ou não deste plano traçado. Tão importante quanto o plano, a adesão e conscientização da população é vital, além do acompanhamento de perto dos dados para que possamos ter continuidade e possamos respirar em meio à Pandemia que assola o mundo.

Renan Aversani

PUBLICIDADE

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] A reabertura será feita conforme analise dos dados atualizados e captados pelo sistema de acompanhamento do número de casos, leitos disponíveis e taxa de mortes. A flexibilização necessitará de um plano apresentado pelos setores que estão incluídos nas fases de reabertura. Confira como funcionará. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.