O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Os crimes humanitários contra os Yanomamis

0

Os crimes humanitários contra os Yanomamis é obra dos quatro anos de governo Bolsonaro e deverá ser levado ao tribunal de Haia.

A situação de crise humanitária do povo Yanomami será levada ao Tribunal Penal Internacional e visa responsabilizar governo Bolsonaro por ações e omissões na região.

Os dados que estão sendo coletados sobre a situação dos povos indígenas Yanomamis irão fazer parte da denúncia que foi apresentada ainda em 2021 pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) contra o ex-presidente brasileiro por crime de genocídio e crimes contra a humanidade.

No final de 2021, os grupos decidiram ampliar a denúncia, incluindo o avanço do desmatamento e a invasão de terras indígenas por garimpeiros. Agora, as novas evidências de crimes humanitários de saúde pública contra os Yanomamis vão ser anexadas ao processo, com informes sobre a situação descoberta de mortes por desnutrição, falta de assistência médica e cuidados básicos de sobrevivência.

Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, fronteira com a Venezuela, e o Amazonas, a reserva Yanomami, a maior do país, enfrenta problemas tão grandes quanto a sua extensão territorial.

PUBLICIDADE

Ao todo, são 28 mil indígenas que vivem isolados geograficamente em comunidades de difícil acesso, mas que, em grande parte, já sofreram alguma intervenção de fora, com a ocupação de não indígenas, como é o caso dos garimpeiros – estimados em 20 mil.

Mas o que tipifica o Genocídio?

Para que uma ação ou omissão caracterize genocídio é preciso que alguns critérios sejam levados em conta.

  • O autor infligiu certas condições de vida a uma ou mais pessoas
  • Essa pessoa ou essas pessoas pertencia(m) ou pertence(m) a um grupo nacional, étnico, racial ou religioso particular,
  • O autor agiu com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso enquanto tal.
  • As condições de vida – que podem incluir, mas não se restringem a, privação deliberada de recursos indispensáveis à sobrevivência, tais como água, comida e serviços médicos – foram afetadas calculadamente para levar o grupo à destruição.
  • Os atos se deram no contexto de um padrão de conduta semelhante dirigida contra o grupo ou a conduta era tal que podia causar por si mesma a destruição.

Para observadores internacionais, as imagens de crianças em estado avançado de desnutrição, com dados de mais de 570 mortes, a explosão da malária, cerca de 11 mil casos e outras doenças tratáveis podem ampliar a pressão para que o Tribunal dê seguimento ao processo de análise, acrescido ao fato de que o governo Bolsonaro mentia a entidades internacionais alegando existirem programas que atuavam na saúde e questões humanitárias na região.

A ex-ministra de Jair Bolsonaro, Damares Alves chegou a pedir que Bolsonaro rejeitasse oferecer leitos de UTI e produtos de limpeza a indígenas por que eles não haviam sido “diretamente consultados pelo congresso nacional”.

Uma nota técnica de Damares enviada ao planalto pedia que Bolsonaro retirasse da lei de proteção aos indígenas a obrigação de União, estados e municípios fornecerem itens como água potavel, material de limpeza, higiene e desinfecção, leitos de UTI, ventiladores pulmonares e materiais informativos sobre a Covid.

O que pensa o jornal?

São conhecidos os constantes ataques de Jair Bolsonaro contra os povos originários desde sua temporada como parlamentar até os obscuros tempos em que ocupou a presidência da República.

Jair sempre desferiu palavras de ódio e tentou emplacar projetos de lei que levassem a aniquilação dos indígenas ao longo do tempo.

A política anti-indígena é composta de atos articulados, praticados de modo consistente durante os últimos quatro anos para aniquilar os povos indígenas. Foram atos que minaram as defesas territoriais flexibilizando a atividade de garimpeiros ilegais e ações de governo que negaram ajuda humanitária e assistência médica aos indígenas.

Bolsonaro queria a destruição desses povos, seja pela morte das pessoas por doença ou por homicídio, seja pela aniquilação de sua cultura, resultante de um processo de assimilação.

As imagens de indígenas famintos e abandonados revelam um crime, não uma fatalidade.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.