O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Nota de 200 reais começa a circular nesta quarta-feira. Confira fotos

0

A nova nota de 200 reais começará a circular nesta quarta-feira (2), informou o Banco Central. A cédula traz o Lobo-Guará estampado.

O Banco Central (BC) argumenta que a criação dessa nova nota se deve pela necessidade de suprir a alta na demanda do dinheiro em espécie. Nós do Jornal Analítico já falamos dela, confira aqui.

“Desde o início da pandemia da Covid-19, é possível observar um aumento do uso de dinheiro em espécie. Em momentos de incerteza como é o caso de uma pandemia, dinheiro simboliza segurança. Pessoas e empresas fizeram saques para constituir reserva”, explica o site do Banco Central.

Ainda segundo informações, o volume de dinheiro vivo em circulação subiu de aproximadamente R$ 260 bilhões no fim de março para R$ 350 bilhões em meados de agosto: uma alta de 35% em pouco menos de cinco meses.

A nova nota será a sétima na série da família de notas do Real e terá como imagem o lobo-guará. Segundo o BC, em 2020, serão produzidas 450 milhões de unidades da nota de 200 reais.

PUBLICIDADE

O lançamento da cédula ocorreu no início dessa tarde, transmitida pelo canal do YouTube do Banco Central.

frente da nova nota de 200 reais
Foto da frente da nova nota de 200 reais
foto: Raphael Ribeiro/BC

O BC optou por manter os elementos de segurança já existentes nas cédulas da segunda família do real, que são conhecidos pela população:

  • Número que muda de cor, que muda do azul para o verde, com uma faixa brilhante parecendo rolar para cima e para baixo, ao se movimentar a nota;
  • Marca-d’Água, que apresenta o valor da nota e a imagem do animal; Número Escondido, que aparece quando a nota é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos;
  • e Alto-Relevo, em diversas áreas na frente e no verso da nota.

O que achou? Deixe sua opinião sobre a nova nota de 200 reais aqui nos comentários e continue navegando pelas nossas notícias.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.