O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

NASA envia robô em missão para Marte

0

Robô da NASA, Perseverance, da Mars 2020, partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50 da manhã desta quinta-feira(30), rumo a Marte, em busca de vida em um local que já foi um lago há bilhões de anos.

O robô Perseverance vai coletar amostras em uma cratera de 45 km de largura na parte norte de Marte, em um depósito de sedimentos, chamada de Jezero.

O robô deve aterrissar em Marte em 18 de fevereiro do ano que vem. Perseverance carrega instrumentos para, além de coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta.

Entenda a Mars 2020

Os cientistas acreditam que Marte, entre 3 a 4 bilhões de anos atrás tinha um lago onde hoje existe uma cratera, batizada de Jezero. É lá que irá aterrissar a nova missão da agência espacial americana (NASA), a Mars 2020, para coletar amostras em busca de vida. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra que podem conter vestígios de organismos.

O local da chegada a Marte foi escolhido especialmente por ter mais chance de encontrar indícios de vida. A cratera Jezero foi um lago bilhões de anos atrás, e contém um depósito rico em argila. O nome significa, inclusive, “lago” em diferentes línguas, como tcheco e esloveno.

NASA MARTE
Localização da cratera de Marte onde a missão irá aterrissar em fevereiro de 2021 — Foto: JPL-Caltech/USGS/University of Arizona/NASA

Perseverance

O Perseverance é o mais recente robô enviado a Marte. O primeiro foi o Sojourner, em 1997, seguido por Spirit e Opportunity, que desembarcaram no planeta em 2004. O último robô enviado ao planeta vermelho foi o Curiosity, que está no planeta desde 2012. Todos eles tiveram os nomes escolhidos em concursos nacionais que envolveram crianças do ensino fundamental e médio.

De acordo com a NASA, o Perseverance é um “cientista robô” que pesa pouco mais de 1 tonelada. Ele conta com uma série de instrumentos: câmeras de engenharia, equipamentos nos braços, uma broca, uma estação meteorológica, instrumento de laser, câmeras para fazer panoramas coloridos, entre outros.

As amostras de solo que serão coletadas por ele retornarão em uma missão futura. Os instrumentos irão empacotar as rochas em pedaços do tamanho de um giz e colocá-los em tubos. Uma parceria da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) trará o material de volta para análise dos cientistas na Terra, com equipamentos de maior capacidade para investigação científica.

Produção de oxigênio

Os instrumentos enviados também precisam abrir espaço para a chegada do homem ao planeta vermelho. Será acoplado o Ingenuity junto ao Perseverance, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.

O terreno será fotografado como nunca no planeta — são 19 câmeras — para trazer informações sobre o clima e a geologia de Marte. O instrumento MOXIE deverá produzir oxigênio com base na atmosfera de dióxido de carbono. Essa conversão será um dos passos para conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro. Além disso, outras missões deverão “preparar o caminho” para conseguir chegar lá.

Ciência brasileira

Na missão da Nasa estão os brasileiros, Daniel Nunes, um astrônomo e físico brasileiro que trabalha na Nasa desde 2014 e é responsável pela produção de um radar de penetração do solo do planeta vermelho, e Ivair Gontijo. Gontijo liderou o trabalho do radar que controlou a descida final da sonda Curiosity, que fez história ao pousar em Marte no dia 6 de agosto de 2012.

“Qualquer um desses resultado vai ser histórico. Já tivemos dois radares voando na órbita de Marte, mas a resolução era baixa. Esse é o primeiro radar na superfície.”

Daniel Nunes

Nunes garantiu os ajustes finais da missão Mars 2020 de casa, devido a quarentena, assim como Gontijo que também participa da missão e realiza seu trabalho de casa, na Flórida.

Assista ao lançamento do Perseverance – NASA

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.