O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Marketing Digital

2

Marketing Digital, o que é, como ele funciona?

Culturalmente o Marketing em si, segundo um dos maiores estudiosos da área, Philip Kotler, é:

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”

Philip Kotler

Marketing Digital é a principal forma de fazer marketing nos dias de hoje, utilizando 100% dos meios digitais, redes sociais e diversas outras técnicas que o ambiente online possibilita.

A definição objetiva sobre o Marketing Digital é: Conjunto de atividades que uma empresa ou até mesmo uma pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

PUBLICIDADE

Para tal, utiliza-se todos os meios digitais disponíveis para alavancar uma marca (representação figurada de um produto ou serviço), pessoa, organização ou empresa — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email — para alcançar o maior número de pessoas interessadas possíveis.

O marketing ajuda as empresas a entender e solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes. Isso é enxergar o consumidor como parte fundamental de um produto, englobando prolemas sociais, ambientais, processos psicológicos, fatores culturais, geográficos e jurídicos que influenciam as pessoas. Nesse conceito, as empresas passaram a considerar mais o poder de compra do público na hora de criar campanhas, levando em conta que as pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto, mas também pelas marcas.

A internet ampliou o marketing

A internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram. Foi com o surgimento da internet que criaram-se os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação. Inclusive, foi nessa época que surgiu o Google e vários outros motores de busca. Facilmente podemos colocar a internet no hall das maiores invenções da humanidade nos últimos tempos.

MARKETING DIGITAL
Marketing Digital – ilustração retirada do Blog oblige

O Marketing Digital é um universo 

O Marketing Digital possui diversos termos, como se fosse uma faculdade de conceitos. Persona, funil de vendas, SEO, CMS, Fluxo de Nutrição…

Persona – Perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Funil de vendas – O funil de vendas é responsável por dar suporte à jornada de compra das personas. Desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Logo após essa etapa, existe o reconhecimento do problema e a consideração da solução que busca resolver suas necessidades, ajudá-los com dicas e técnicas. Após criar essa relação com o potencial cliente, ele realiza a compra e se transforma em cliente.

SEOSearch Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de páginas e conteúdos, ajudando a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa. As técnicas SEO geram tráfego e autoridade para um site ou blog.

CSMContent Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos. É uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação (HTML, CSS). Dessa forma é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada, como por exemplo, WordPress, Wix, Blogger.

Fluxo de Nutrição– Quem nunca recebeu aquele e-mail sobre algo que pesquisou ou algum site que se cadastrou de alguma maneira? O Fluxo de Nutrição é o processo de automação de Marketing em que uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por e-mail, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

As vantagens do Marketing Digital

Após essa breve introdução ao conceito de Marketing Digital, você já se enxergou “vítima” desse processo em algum momento da vida, não é? Mas o Marketing Digital não necessariamente o trata como uma presa fácil, ele também é benéfico para o consumidor. O marketing digital facilita a busca e estreita as relações entre público e marca.

As empresas fazem campanhas com direcionamento e esse é o grande potencial do marketing digital, pois ele ajuda as empresas a economizar em campanhas com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços, além de ajudá-las a conhecer melhor seu público.

PUBLICIDADE

Para os consumidores, o Marketing Digital possibilita interação, permitindo o consumidor a opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público.

A cultura de consumo sofreu diversas mudanças e se tornou cada vez mais presente em nossas vidas e o marketing digital é o maior responsável por isso, funciona como uma teia, capturando cada consumidor em potencial. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

PUBLICIDADE

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] dos comerciais, opiniões, frases de fáceis absorção e jargões repetidamente citados e os usuais hashtags, um fenômeno mais atual nos meios de comunicação através das redes sociais. Discutir a comunicação é pensar o papel dos meios de comunicação em sua origem. Para que serve […]

  2. Blogger Profissional Diz

    Legal amigo … Eu crio templates Blogger … Quem quiser uma ajuda para conseguir um template para começar a implementar as suas estrategias de marketing contem comigo.

    https://templatesbloggerprofissional.blogspot.com/

    http://blogger-profissional.blogspot.com/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.