O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Lula anuncia lista completa de ministros

0

O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (29), lista completa de seus futuros ministros com Marina e Tebet.

O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta feira (29), lista completa de seus futuros ministros. A três dias da posse, o presidente eleito fechou a lista de 37 ministérios que irão compor o novo governo.

Entre os 16 nomes divulgados hoje, houve algumas surpresas, além dos esperados, como o da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para o Planejamento e Orçamento e o de Marina Silva para o Meio Ambiente. O Centrão também estará presente no futuro governo com MDB, PSD e União Brasil.

Lula dedicou a última semana para fechar a composição ministerial de seu governo. Com uma frente ampla em torno de seu nome na eleição, o futuro presidente teve de incluir também as chamadas “cotas parlamentares” em seu governo, para facilitar a relação com o Congresso. Ao todo, serão nove siglas representadas que, juntas, representam 262 deputados (51%) na Câmara dos Deputados. No Senado Federal, as siglas respondem 45 senadores (55%), mas nem todos irão apoiar o governo.

Dentre os 37 nomes, Lula terá 11 mulheres chefiando pastas de seu governo, recorde anterior era de Dilma Rousseff com 10 ministras.

PUBLICIDADE

Confira a lista divulgada hoje:

Da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, formada em letras e enfermagem, pós graduada em Educação Especial e deputada federal. Foi coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e candidata a vice-presidente em 2018 pelo PSOL.

Deputado Federal pelo Maranhão indo para o 3º mandato.

Empresário e presidente do MDB do Pará.

Foi prefeita de Três Lagoas, é senadora, foi candidata a presidente pelo MDB.

Foi deputado Federal, ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma, e é presidente do PDT.

Deputado Federal indo para seu quarto mandato, vice-presidente do PT e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

Foi prefeito de Murici por dois mandatos, deputado federal, governador por dois mandatos e eleito senador da República.

e hoje é um grande produtor rural. Foi vice-presidente da Aprosoja, vice-governador do Mato Grosso e é Senador pelo mesmo estado.

Formado em Comunicação Social e jornalismo, foi vereador em Santa Maria, deputado estadual no Rio Grande do Sul, e é deputado federal indo para seu 5º mandato.

Ex-Secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo e indo para o segundo mandato de deputada federal, como a deputada mais votada do Rio de Janeiro.

Foi deputado e é, pela quarta vez, governador do Amapá.

De Pernambuco, foi vereador, deputado estadual, várias vezes deputado federal, e secretário estadual do Trabalho e Ação Social, da Produção Rural e Reforma Agrária e da Cidades em Pernambuco.

PUBLICIDADE

General da reserva, chefiou a segurança da presidência nos dois primeiros mandatos de Lula, foi comandante da 6º Região Militar.

Ex-jogadora de vôlei, fundadora do Instituto Esporte e Educação, atuou nos meus governos na Comissão Nacional de Atletas do Conselho Nacional de Esportes. Participou do Plano de Governo e do Grupo de Transição na área de Esportes.

Conheça os ministros do governo Lula que já haviam sido anunciados:

Read the English version 🇬🇧

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.