A justiça do Maranhão decretou nesta quinta (30), o estado de Lockdown. A medida engloba quatro municípios da região metropolitana de São Luís, inclusive a capital pelo prazo de 10 dias, a partir do dia 5 de maio.
A ação foi movida pelo Ministério Público Maranhense devido a rápida alta nos números de infectados e mortes causadas pela pandemia que somado ao déficit de leitos causaria o eminente colapso do sistema de saúde do Estado. Maranhão já soma 3.506 casos confirmados e 204 mortes por COVID-19.

Qual a diferença entre o Lockdown e o isolamento social?
O Lockdown não é novidade no mundo, alguns países europeus já adotaram essa medida para evitar desastre sanitário e garantir leitos hospitalares para a população. Porém aqui no Brasil a justiça Maranhense foi a pioneira em determinar tal medida.
PUBLICIDADE
O lockdown trata-se de um endurecimento das medidas. Seria uma determinação, obrigatoriedade. Podendo colocar sob pena de prisão por expor a perigo a vida ou saúde de outrem ou desobediência para quem sair de casa sem autorização e devida necessidade. Diferentemente das orientações que vêm sendo reforçadas por governos estaduais e prefeituras que seguem orientações da OMS, alinhados com a ciência e a medicina.
O isolamento social, mais brando que o Lockdown já trouxe resultados no Brasil e manteve a curva de crescimento da doença de certo modo controlada, evitando uma tragédia maior e dando mais tempo para os sistemas de saúde se prepararem. Por isso a pergunta de todos: quando vai chegar esse tal pico da doença?
Porém o afrouxamento de parte da população em relação ao isolamento nas últimas semanas está resultando em um boom de casos e mortos. Em São Paulo por exemplo, o isolamento vem caindo constantemente e durante essa semana ficou abaixo dos 50%, alcançando ontem, quinta feira (30), apenas 46%.
Medidas como a de Maranhão devem se repetir por outros estados do Brasil, conforme as previsões e os dados já existentes. Já é uma realidade e precisamos nos preparar para os endurecimentos.
Parece repetitivo, mas fique em casa! Saia apenas se necessário for. Use máscara, evite aglomerações, lave sempre as mãos. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE para que possamos sair o mais rápido possível dessa Pandemia.
Renan Aversani
PUBLICIDADE