O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Foi notícia no Brasil e no mundo durante a semana

0

Veja o que foi notícia no Brasil e no mundo durante a semana: Da aprovação do Fundeb no Senado à morte do ator Chadwick Boseman.

Senado aprova Fundeb permanente em 1º turno.

O Senado Federal aprovou em votação nesta terça-feira (25), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera regras e torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O texto aprovado em primeiro turno no Senado é bem similar ao entregue pela Câmara dos Deputados e possui praticamente as mesmas alíneas do texto aprovado no mês passado. A renovação e ampliação do Fundeb ainda precisa passar por um segundo turno de votação no Senado, que acontecerá ainda nesta terça-feira, por acordo entre as lideranças partidárias.

Foi notícia no Brasil e no mundo durante a semana, senado aprova Fundeb
Foto:  Waldemir Barreto/Agência Senado

“Este dia ficará marcado na história. É o dia em que o Congresso brasileiro dá à sociedade uma resposta concreta de valorização e prestígio ao futuro pela educação”

Davi Alcolumbre, presidente do Senado.

6 meses de pandemia no Brasil

Nesta quarta feira (26), o Brasil completou 6 meses de pandemia, desde o primeiro caso registrado do novo coronavírus, no país. Foi no dia 26 de fevereiro, que o Ministério da Saúde divulgou a confirmação do primeiro caso positivo em solo brasileiro, e também em toda a América Latina.

O contaminado era um homem de 61 anos, que mora em São Paulo e tinha acabado de retornar de uma viagem à Itália, país que no início de abril era um dos mais afetados pela doença.

Para se ter uma noção do alto contágio do vírus, em 26 de abril, o mundo tinha cerca de 81 mil casos confirmados do novo coronavírus. Hoje, são mais de 25 milhões, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins.

Wilson Witzel afastado e Pastor Everaldo preso. Entenda situação política no Rio

O Superior Tribunal de Justiça afastou o governador do estado do Rio Wilson Witzel por 180 dias. O STJ também aceitou a denuncia contra a primeira-dama Helena Witzel e mais sete por irregularidades na saúde, entre eles o Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC que foi preso na manhã desta sexta.

O afastamento do governador foi determinado pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por denúncias de irregularidades na Saúde. Não há ordem de prisão contra o governador. A denuncia partiu da Procuradoria Geral da República (PGR).

Foi notícia no Brasil e no mundo durante a semana, witzel
Foto GloboNews

Se o mesmo entendimento jurídico, que levou ao afastamento de Wilson Witzel for levado em conta no caso que envolve a primeira-dama Michelle Bolsonaro e Fabrício Queiroz, que segundo as investigações do MPRJ, depositou na conta pessoal de Michelle Bolsonaro um total de R$89 mil reaiso presidente da Republica pode esperar a sua vez.

Chadwick Boseman. Ícones, cinema e história

Uma reflexão sobre a marca que Chadwick Boseman, que faleceu ontem aos 43 anos, deixou na história do cinema. 

Não viu ainda? Saiba mais…

“Lovecraft Country” e os monstros do racismo, nova série HBO. Confira o que rolou na coluna cultural.

Impressão 3D já é realidade. Confira na coluna de Tecnologia da semana.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.