O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Fervem os protestos nos EUA e Trump está isolado.

1

Durante oitavo dia de atos antirracistas nos EUA, a pesquisa Reuters/Ipsos divulgada hoje, terça-feira(02), demonstra apoio por maioria dos americanos aos protestos nos EUA e a reprovação referente a resposta do presidente Donald Trump diante as manifestações.

A pesquisa concluiu que 64% dos adultos norte-americanos tinham simpatia pelas pessoas que estavam protestando, enquanto 27% disseram que não e 9% não tinham certeza.

Mais de 55% dos norte-americanos dizem reprovar a condução de Trump nos protestos, incluindo 40% que disseram reprovar “fortemente”, enquanto apenas um terço disse que aprovou — menos do que sua aprovação no cargo, de 39%, mostrou o estudo.

Pesquisa mostra que Trump está isolado e perde eleitores a cada dia que se passa. Entre os eleitores registrados, 47% disseram que planejam apoiar Joe Biden, adversário do atual presidente, nas eleições do dia 3 de novembro, comparados com 37% que preferem Trump.

As manifestações, algumas das quais se tornaram violentas, começaram na semana passada após um policial de Minneapolis ter sido filmado ajoelhando sobre o pescoço de George Floyd por quase nove minutos, mesmo depois de Floyd já ter perdido a consciência. George Floyd morreu sob custódia dos policiais por asfixia. O policial Derek Chauvin, que aparece no vídeo pressionando com o joelho o pescoço de Floyd, foi acusado de assassinato.

As manifestações se espalharam por diversos estados e cidades dos Estados Unidos: New York, Washington DC, Minnesota, Oregon, Califórnia, Massachusetts, Atlanta, entre outros. Segundo o The New York Times já são 75 cidades que aderiram aos protestos. São 2/3 da população que apoiam os manifestos. Os atos alavancaram manifestações e debates contra o racismo e as ações policiais em todo o mundo.

Protesto hoje na Burnside Bridge, em Portland. YouTube.

Mesmo com o decreto de toque de recolher, na cidade de New York e Washington (Capital Americana), as manifestações continuam e resistem de forma pacífica em diversos pontos das cidades e do país. Hoje, foi notório o aumento do efetivo policial nas cidades para conter as manifestações.

O Jornal Analítico

PUBLICIDADE

você pode gostar também
1 comentário
  1. Isaías Diz

    Apesar de nos EUA, ao contrário do Brasil onde o número de votos interfere diretamente no resultado da eleição, Trump está sendo minado em seu eleitorado e pode perder posições importantes em todo o país se continuar com sua posição contrária à maioria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.