O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Felipe Neto, tamo junto!

0

O influenciador Felipe Neto, concedeu entrevista ao Jornal Nacional, na noite desta quinta-feira (30), e abriu o jogo sobre a guerra que tem travado nas redes sociais desde que começou a fazer críticas a Jair Bolsonaro.

Não é de hoje que Felipe Neto, o principal influenciador digital no Brasil, vem se posicionando contra o atual governo. O youtuber já concedeu diversas entrevistas a jornais de grande repercussão, como o americano The New York Times (assista) e o Roda Viva, da TV Cultura (assista) criticando o governo de Bolsonaro.

Mas ontem, a entrevista que foi ao ar no Jornal Nacional, teve outro motivo. Uma denúncia do próprio Felipe, sobre a crescente perseguição política e difamação que vem sofrendo por parte de apoiadores de Jair Bolsonaro.

Entrevista de Felipe Neto ao Jornal Nacional
reprodução: Youtube

O influenciador vem sofrendo uma ação orquestrada de grupos para sujar sua imagem nas redes sociais. Porém nesta terça (29), os ataques ganharam nova dimensão.

O influencer sofreu um ataque em frente à sua casa, no Rio de Janeiro. O episódio se deu quando homens foram até a frente do condomínio de Felipe Neto ameaçá-lo. Em um carro de som, um dos homens em questão, que se apresenta nas rede como “Cavallieri, o guerreiro de Bolsonaro”, aparece gritando palavras de ordem e ameaçando o youtuber.

Em trecho da entrevista concedida ao Jornal Nacional sobre o fato ocorrido, o influenciador diz:

“Estou vendo agora na prática até onde as pessoas são capazes de ir”

Felipe Neto em entrevista ao Jornal Nacional

Em outro vídeo que circula nas redes sociais, Cavallieri aparece segurando um fuzil nas mãos em uma imagem com crianças assustadas ao fundo e tece ameaças contra Felipe Neto. “É, Felipe Neto. A gente vai se encontrar em breve. Eu quero ver se tu é macho. (…) Eu quero ver tu tirar onda comigo. Teus seguranças não me intimidam, não, irmão, que aqui também o bonde é pesado.”

Calúnia de pedofilia

Recentemente, surgiu nas redes sociais um suposto print de um post no Twitter do youtuber com a seguinte frase: “Criança é que nem doce, eu como escondido”. O post em si é fake.

Felipe Neto sofre ataques
Felipe Neto sofre ataques e é vítima de fake news
imagem: reprodução A Folha Hoje

Uma busca avançada na conta de Felipe Neto no Twitter mostra que a postagem não existe. O único tuíte em que Felipe Neto pronuncia as palavras “doce” e “criança” ao mesmo tempo foi feito em 16 de janeiro de 2020, sobre a cantora MC Melody, de 13 anos. Ele diz: “Eu quero lembrar a todos, por favor, a Melody é uma criança, uma menina ingênua que não faz a menor ideia de tudo isso que acontece. Ela é um doce de criança. Veio aqui ano passado e me trouxe um desenho q ela fez de mim. Por favor, não maltratem ela. Ela não tem culpa de nada.”

A data mostrada no print falso do Twitter é 31 de maio de 2020. Uma consulta ao WayBack Machine, que arquiva páginas da internet, mostra que no dia 31 de maio de 2020, Felipe Neto não fez qualquer post com esse conteúdo mencionado na mensagem falsa.

Como Felipe Neto tem mais de 12 milhões de seguidores, um eventual post com esse conteúdo ia gerar muita repercussão, mas uma busca às expressões “Felipe Neto”, “criança” e “doce” na aba “noticias” do Google entre 31 de maio e 2 de junho mostra que não há nenhuma menção a um tuíte com esse conteúdo.

Nota de apoio

Primeiramente, o que diz o código penal?

Calúnia

Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

PUBLICIDADE

§ 1º – Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga

Imputar crime a alguém, sem provas, é calúnia, segundo o código penal. A situação já deveria ser suficiente para que medidas penais fossem tomadas. Porém como se não bastasse, outro crime também foi cometido, a ameaça. O crime de ameaça consiste em:

Ameaça

        Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:

        Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

As redes sociais tem possibilitado cada vez mais as pessoas de se expressarem, darem sua opinião e se posicionarem a respeito daquilo que elas acreditam. Todo nós usamos delas hoje em dia.

Porém tem se tornado algo comum vermos pessoas usarem da liberdade de expressão como pretexto para realizar ataques, como já abordamos em matéria.

A Constituição não permite que criminosos se escondam sob o manto da liberdade de expressão, utilizando desse direito como escudo protetivo para o discurso de ódio e a prática de atividades ilícitas. Liberdade de expressão não é liberdade para agredir a honra alheia.

A motivação dos ataques bolsonaristas e as constantes difamações na internet se dão pelo claro posicionamento político de Felipe Neto, contrário ao governo de Jair Bolsonaro e grupos de extrema direita.

O influenciador tem grande assertividade e clareza ao realizar seus comentários. Seu público são os adolescentes, que em 2022 serão eleitores. Talvez esse seja o grande terror para os grupos bolsonaristas, pois Felipe Neto cresce junto a uma geração combativa e crítica, que não vê em Bolsonaro nem na extrema direita a solução para o Brasil.

PUBLICIDADE

O Jornal Analítico inclusive já foi alvo de ataques cibernéticos motivados por posicionamentos políticos e sociais. Por esse motivo demonstramos total apoio a Felipe Neto e a qualquer outra pessoa que utilize os canais disponíveis na rede, para posicionamento legal.

Acreditamos que a democracia só se constrói com diálogo e exposição de ideias, sempre dentro da legalidade.

O discurso de ódio e as fake news devem ser combatidas veementemente e é dever de todo cidadão não propagar mentiras e absurdos que no caso de Felipe tem posto em risco sua integridade física e patrimonial.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.