O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Decotelli pede demissão antes mesmo de assumir cargo

0

Carlos Alberto Decotelli pede demissão do cargo de Ministro da Educação antes mesmo de assumir Ministério.

Hoje, terça-feira (30), o até então, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli enviou carta de demissão à Bolsonaro após polêmicas envolvendo seu currículo acadêmico.

Decotelli deixa o Ministério da Educação, cargo para o qual foi nomeado na última quinta-feira (25), mas não chegou a tomar posse. Após Bolsonaro anunciá-lo para o cargo e durante apresentação engrandecê-lo como grande acadêmico, foram descobertas as fraudes e mentiras contadas por ambos.

Bolsonaro, afirmou durante Live que Decotelli seria o novo Ministro da Educação, substituindo Abraham Weintraub no cargo. Porém, o presidente, como dizem: “vendeu fumaça”.

Bolsonaro fez referências à formação acadêmica do quase ministro como pós-doutor pela Universidade de Wüppertal na Alemanha e Doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina.

PUBLICIDADE

Decotelli
Reprodução Twitter – imagem retirada da Revista Forum

Após o anúncio surgiram as polêmicas.  

A Universidade de Rosário e a Universidade de Wüppertal negaram que ele tenha concluído seu doutorado e pós-doutorado, respectivamente.

Além das instituições confirmarem que as informações no currículo de Decotelli não eram verídicas, a Faculdade Getúlio Vargas (FGV) também emitiu nota negando que o economista tenha integrado o time de professores e pesquisadores da instituição.

Outro ponto que foi crucial para o pedido de demissão foi a denúncia de plágios em sua tese de mestrado. Segundo denúncias, Decotelli teria copiado trechos inteiros de um relatório do Banco do Estado do Rio Grande do Sul sem citar a fonte.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

sete + 7 =