O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Coronavírus, parceria em vacina, reabertura de shopping. Saiba mais:

Veja as principais notícias do feriado de Corpus Christi no Brasil

1

Hoje, quinta-feira, 11, veja as principais notícias do feriado de Corpus Christi. Coronavírus no Brasil, vacina e reabertura de shopping.

País ultrapassa os 40 mil mortos pelo Coronavírus e chega próximo de atingir os 800 mil infectados; João Dória anuncia parceria para produção de vacina contra Covid-19 no instituto Butantã; Reabertura de shoppings em São Paulo e Rio; Bolsonaro recria o ministério das Comunicações. Confira:

Coronavírus e as mortes no Brasil

O Brasil atingiu hoje a triste marca dos 40 mil mortos e está próximo de atingir os 800 mil infectados pela Covid-19, segundo os dados levantados em tempo real da doença, iniciativa feita pelos veículos de imprensa oficiais, juntamente as secretarias de saúde do país. Confira em nossa pagina inicial tabela completa com os dados fornecidos pelo Conass.

Vacina contra Covid-19

O Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou que o instituto Butantan vai produzir uma vacina contra o novo Coronavírus em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.

Segundo Dória, a vacina está na terceira e última fase de testes e logo será produzida em grande escala. A droga ainda em testes, caso seja comprovada sua eficácia, o instituto Butantan terá o domínio da tecnologia para distribuição e fornecimento da vacina para o SUS até Junho de 2021.

Em entrevista coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Dória afirmou que “Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial.

Coronavírus
imagem retirada do site da prefeitura de Corumbá

O Instituto Butantã fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotec para a produção da vacina contra o coronavírus. (…) Os estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho do próximo ano. E com essa vacina nós poderemos imunizar milhões de brasileiros”.

O acordo selado prevê a participação de São Paulo na realização de testes clínicos da vacina. Cerca de 9 mil voluntários brasileiros receberão a dose de teste da vacina a partir do próximo mês de julho.

Os estudos clínicos no Brasil serão iniciados após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos comitês de ética em pesquisa. Porém, a vacina já havia sido aprovada para testes clínicos na China e utiliza uma versão do vírus inativado, ou seja, não há a presença do Sars-Cov-2 vivo na solução.

 Reabertura de shoppings em São Paulo e Rio

Começa, nesta quinta-feira (11), a abertura dos shoppings da capital paulista, após permanecerem fechados por mais de dois meses devido à pandemia do novo coronavírus.

Acordo do prefeito Bruno Covas (PSDB) com organizações que representam o setor de shoppings populares, causou aglomerações nas regiões do Brás e do Pari ontem e hoje pela manhã, redutos tradicionais do comércio no centro de São Paulo, que desde ontem já estavam funcionando, conforme o acordo.

Na quarta-feira (10), o estado de São Paulo bateu recorde de mortes pela Covid-19 pelo segundo dia seguido. Em 24 horas foram registrados 340 óbitos só no estado.

Enquanto os shoppings populares e lojas de rua podem funcionar apenas nos horários das 11h às 15h, os grandes estabelecimentos voltam apenas às 16h de hoje, podendo funcionar até às 20h.

Já no Rio de Janeiro, o prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), anunciou que os shoppings da cidade poderão reabrir nesta quinta-feira (11), porém deverão obedecer as restrições:

As restrições, após acordo feito entre prefeitura do Rio, comitê científico e o setor representativo dos shoppings:
  • Estacionamentos com um terço da capacidade
  • Praças de alimentação fechadas para consumo no local
  • Restaurantes só podem funcionar por serviços de delivery, take away e drive thru.
  • Áreas de lazer, festa e games fechadas
  • Medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos
  • Distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
  • O horário de atendimento também será menor, de 12h às 20h nas lojas

A decisão de Crivella aconteceu após uma reunião com o Comitê Científico da Prefeitura e com representantes de 32 shoppings da capital. De acordo com a prefeitura, os dados sobre a queda na curva de contágio da Covid-19 e o superavit na oferta de leitos nos hospitais, foram levados em consideração para a reabertura.

Bolsonaro nomeia deputado Fábio Faria (PSD-RN) para o recém criado Ministério das Comunicações

Bolsonaro recorre ao deputado Fabio Farias (PSD-RN), genro de Silvio Santos e se aproxima de Gilberto Kassab, líder do partido, ao recriar Ministério das Comunicações. A nomeação do deputado Fabio Faria (PSD-RN), para o recém criado  Ministério das Comunicações é uma tentativa do presidente Bolsonaro em agradar ao centrão e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em meio a temor do Planalto de sofrer em breve um processo de impeachment no Congresso.

PUBLICIDADE

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] ruas de comércio popular na capital, estavam cheias de aglomerações e faltas de cuidados básicos com a saúde nesta quarta-feira, 10, e quinta-feira (11). O Brasil […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.