O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Cantareira em alerta com volume de água abaixo dos 40%

0

Reservatório Cantareira entra em nível de alerta com volume de água abaixo dos 40% e preocupa especialistas. Sabesp diz que por hora não há risco de desabastecimento.

O Sistema Cantareira atingiu 39,2% de volume útil nesta terça-feira (17), conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), e entrou em nível de alerta. O reservatório é principal fornecedor de água para a Região Metropolitana de São Paulo, abastecendo cerca de 7 milhões de pessoas por dia. 

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o normal é um volume de pelo menos 60%. Ainda de acordo com a ANA, a situação para o abastecimento é de alerta quando o nível de água está abaixo dos 40%. 

Os dados do Portal dos Mananciais, da Sabesp, mostram que o volume útil de água está em queda. A Companhia, porém, descartou o risco de racionamento de água ou desabastecimento.

No último dia 11, o volume útil chegou a 39,9%.  Na última sexta-feira (13), o índice estava em 39,7%. Nesta terça (17), baixou a 39,2%.

Embora o alerta esteja ligado, o que já é algo preocupante, pois entramos num período de estiagem, a Sabesp alega não haver racionamento de água por hora e que a queda nos níveis era esperada.

Pior situação hídrica dos últimos 91 anos

Em junho deste ano, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou que o Brasil vive a pior situação hídrica dos últimos 91 anos e chegou a pedir para a população que faça uso racional de água e energia. Porém, nenhuma medida efetiva foi tomada por parte da pasta.

A péssima gestão da pasta é escancarada nos momentos de crise. O atual ministro parece pouco se importar com a crise Hídrica que bate em nossas portas e com os meios de produção energética no país.

O ministro Bento Albuquerque que deveria atuar para conter um cenário de crise de abastecimento, buscar energias renováveis e seguir o apelo do último relatório do IPCC condenando o uso de combustíveis fósseis, faz o contrário. Albuquerque está atrás de investidores em energias como gás e petróleo e sempre que questionado sobre o abastecimento e a seca ele nega que estejamos vivenciando tais problemas.

Parece que a negação, a negligência e a inação são imprescindíveis para se conquistar cargos no governo federal.

Leia íntegra da nota da Sabesp:

“A Sabesp informa que não há risco de desabastecimento neste momento na Região Metropolitana de São Paulo. O técnico Emerson Martins Moreira apresentou um estudo que não retrata a realidade do sistema integrado de abastecimento. O estudo traz um cenário, entre vários analisados periodicamente, que desconsidera ações como a atual flexibilidade do sistema como um todo (são 7 mananciais, entre os quais o Cantareira) e obra em andamento para interligação do rio Itapanhaú, que inicia operação parcial já no fim de 2021 e total até julho de 2022.

A Sabesp vem realizando nos últimos anos ações que dão mais segurança hídrica à RMSP, como ampliação da infraestrutura, integração e transferência entre sistemas, além de campanhas para o consumo consciente de água.

Neste momento de estiagem, a queda no nível das represas é esperada e a projeção da Sabesp aponta níveis satisfatórios para os próximos meses, até 2022. Medidas adicionais às que já são realizadas serão adotadas se necessário, levando em consideração as projeções da Companhia e o trabalho de acompanhamento da situação que visa a assegurar o abastecimento da população.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
•        O Sistema Integrado opera nesta quarta (18/8) com 45% de sua capacidade total, nível similar aos 46,4% do mesmo dia de 2018, quando não houve problemas de abastecimento.
•        O nível de alerta ocorre, segundo as regras da outorga, quando o Sistema Cantareira registra nível abaixo de 40% no último dia do mês e vale para o mês seguinte. Com isso, o limite máximo de retirada do reservatório passa de 31 m³/s para 27 m³/s. A Sabesp esclarece que a retirada atual já tem sido inferior: 23 m³/s.
•        Principais obras realizadas: Interligação Jaguari-Atibainha e o novo Sistema São Lourenço, ambos em operação desde 2018, além da ampliação da interligação entre os 7 sistemas.
•        Principal obra em andamento: A interligação do rio Itapanhaú inicia operação no fim de 2021 transferindo 400 litros por segundo (l/s) desse rio para o Sistema Alto Tietê. Até julho de 2022, serão em média 2,0 mil l/s.”

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.