O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Calendário de restituição do IR 2020 disponível para consulta

0

Receita Federal libera a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Veja quando você vai receber a restituição do IR 2020 e a situação da sua declaração.

Calendário de restituição do IR 2020 disponível para consulta

No decorrer dessa pandemia muitas pessoas têm visto o seu dinheiro saindo e não entrando em suas contas, trazendo muito insegurança e medo. Mas a grana extra da restituição do Imposto de Renda pode ser um verdadeiro respiro para alguns ou investimento para outros.

Nesse segundo lote, mais de 3,3 milhões de contribuintes receberão suas restituições, somando o valor de R$ 5,7 bilhões, fazendo deste o de maior valor já registrado!

Como este ano ocorreu uma prorrogação no prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, de era a princípio 30 de abril, mas postergado para o dia 30 de junho, a Receita Federal em consequência reduziu os lotes de sete para cinco, mas não mudou o calendário de restituição dos lotes mantidos.

Atipicamente, devido essa extensão do prazo de entrega, este ano o primeiro lote de restituição, destinado a quem se enquadra como “Prioridade” (idosos, pessoas com deficiência e professores ) foi pago antes mesmo do final da data de entrega estipulada, sendo liberado no dia 29 de maio.

Segundo o calendário oficial, o segundo lote, que incluirá quem transmitiu a declaração, sem erros até o dia 04 de março, deverá cair no dia 30 de junho (mesmo dia do encerramento do prazo para entrega da declaração do IR). A Receita Federal, inclusive, abriu nesse dia 23 de Junho, a consulta do segundo lote.

Como consultar?

No site da Receita Federal, é possível consultar a situação da sua declaração, basta clicar aqui. Para acessar ao extrato da restituição, o contribuinte precisa pesquisar no Consulta à Restituição e informar CPF, o ano vigente, data de nascimento e o código verificador (captcha).

Se para você, o status estiver como “processada – em fila de restituição”, significa que sua declaração já foi analisada pela Receita e não possui pendências e nem caiu na malha fina, ou seja, você está na fila da restituição – isso é se você tiver imposto a restituir e não a pagar!

Vale lembrar que o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao do pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

Confira o cronograma oficial de restituição em 2020:

Quantas pessoas já enviaram a declaração?

Em seu boletim informativo, no dia 25 (hoje), a Receita Federal alega ter recebido mais de 23 milhões de declarações.

O volume esperado pela mesma é de 32 milhões. Considerando que o prazo vai até dia 30 de Junho, 9 milhões de contribuintes ainda não enviaram suas declarações. É preciso correr, já que próximo da data final de entrega é comum haver problemas no site, pois o volume de acesso é sempre grande.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.