O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Bolsonaro nomeia deputado Fábio Faria (PSD-RN) para o recém criado Ministério das Comunicações

Bolsonaro recorre ao deputado Fabio Farias (PSD-RN), genro de Silvio Santos e se aproxima de Gilberto Kassab, líder do partido, ao recriar Ministério das Comunicações.

3

A nomeação do deputado Fabio Faria (PSD-RN), para o recém criado  Ministério das Comunicações é uma tentativa do presidente Bolsonaro em agradar ao centrão e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em meio a temor do Planalto de sofrer em breve um processo de impeachment no Congresso. Entenda o porquê.

O deputado Fabio Faria, que é genro do empresário e comunicador Silvio Santos e tem excelente relação  com Bolsonaro, também é amigo de Maia, presidente da Câmara, que pode dar aval à abertura de um impeachment contra Bolsonaro.

O deputado tem interlocução também com o presidente do STF, Dias Toffoli e outros ministros da corte.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou aos jornalistas presentes em frente ao Palácio do Alvorada sobre as mudanças. Ele citou o fato de Faria ser casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos.

“Ele não é um profissional do setor, mas tem conhecimento, até pela vida que ele tem, junto a família do Silvio Santos. A intenção é essa, é otimizar e botar o ministério para funcionar nessa área, que estamos há tempo devendo uma maior informação”, afirmou.

Jair Bolsonaro

PUBLICIDADE

Faria diz que sua missão política será “pacificar” a relação entre Congresso e Planalto, embora admita que a situação seja difícil. Mas sua indicação agradou a cúpula do Congresso e deputados do centrão.

Faria, no pior momento da relação Maia e Bolsonaro tentou reaproximá-los, e aconselhou ambos a diminuírem o tom de críticas e ataques.

O presidente da Câmara comemorou a indicação do amigo Fabio, apesar de ser do centrão, hoje rachado no apoio a Maia. Para alguns congressistas Bolsonaro acena com a bandeira branca, pelo menos por ora, por estar com medo do impeachment e do cenário econômico do pós-pandemia.

Como foi feito o convite

Aliados de Bolsonaro já haviam cogitado fazer de Faria uma figura de articulação política,  mas ele se recusou. Na quinta passada, Bolsonaro se queixou a ele da comunicação do governo, e Faria disse ao presidente que ele focou nas redes sociais e que esqueceu o resto. Bolsonaro, então, sugeriu que ele assumisse a pasta das Comunicações, que poderia ser recriada.

Após a conversa, Faria disse querer consultar a família no final de semana e deu a resposta positiva ao presidente nesta terça-feira.

Bolsonaro fez a indicação ontem, quarta-feira,10.

Para evitar saia justa no governo, Faria também procurou Fabio Wajgarten, responsavel pela Secom e que, agora, responderá a Faria. O deputado disse ao chefe da Secom que quer trabalhar em conjunto.

Promessas ao vento

Vale lembrar que Bolsonaro, tem quebrado de vez a promessa feita durante a campanha eleitoral de enxutar os ministérios, hoje chegam a 23 com a recriação do ministério das Comunicações, além da promessa em acabar também com a chamada velha política, de indicações em troca de apoio no congresso.

O novo Ministério das Comunicações incorporará toda a estrutura da antiga pasta, que havia sido incorporada à pasta da Ciência e Tecnologia (MCTI), mais as funções da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). A pasta também vai dirigir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estatal responsável, entre outras coisas, pela TV Brasil e pela Agência Brasil.

 

 

PUBLICIDADE

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] Bolsonaro nomeia deputado Fábio Faria (PSD-RN) para o recém criado Ministério das Comunicações […]

  2. […] Frederick Wassef é advogado e amigo de Bolsonaro e do Senador Flávio Bolsonaro, inclusive em uma recente entrevista a uma rádio gaúcha, garantiu que conhece tudo o que acontece na família Bolsonaro. Além de ser constantemente visto andando pelo Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (17), esteve no Planalto na cerimônia de posse do deputado Fábio Faria como ministro das Comunicações. […]

  3. CBD gummies for sale Diz

    This is my first time pay a visit at here and i am genuinely
    impressed to read all at one place.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.