O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Eleições 2020: BNDES e TSE firmam parceria para informar sobre saneamento básico das cidades

0

BNDES e TSE firmam parceria e elaboram Memorando de Entendimento para ampliar disseminação de dados corretos sobre o saneamento básico das cidades.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram nesta segunda-feira (26), um Memorando de Entendimento para o enfrentamento à desinformação no processo eleitoral, com foco nas informações relacionadas ao saneamento básico nas cidades brasileiras.

Em agosto do ano passado, o TSE criou o Programa de Enfrentamento à Desinformação para as Eleições 2020 e esse ano lançou a campanha #Euvotosemfake. O intuito do Tribunal é de extrema importância para combater os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral e tornar a disputa muito mais honesta e democrática.

A campanha é de suma importância e validade para a implementação de medidas concretas para o enfrentamento à desinformação, não só sobre a situação do saneamento básico no Brasil, mas também de outros temas de interesse público durante as Eleições 2020.

A parceria entre BNDES e TSE visa promover medidas para estimular o acesso dos envolvidos nas Eleições 2020, englobando a comunidade, candidatos e demais interessados, com conteúdos que destacam dados sobre saneamento básico, entre outros elementos da infraestrutura econômica, social e urbana.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ressaltou que a parceria vai ampliar o acesso a todos os eleitores de forma segura e assertiva, por meio do site e outros mecanismos digitais, as informações sobre situação do saneamento básico do país, para que os eleitores tenham a visão real da baixa distribuição de um direito básico à população, que é competência dos municípios.

Para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a união de esforços entre o BNDES e a Justiça Eleitoral para garantir que eleitores tenham acesso a notícias e informações verídicas vem ao encontro do interesse da coletividade junto ao processo eleitoral, de modo que os eleitores possam exercer o seu direito de voto de forma consciente e informada. A parceria entre o BNDES e TSE terá duração até o fim de 2021.

BNDES e TSE
Imagem divulgação/ TSE/ Eleições 2020

Universalização do saneamento básico

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil estruturando projetos de concessões públicas e financiando empresas que proveem os serviços, atualmente, norteada pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado neste ano pelo governo federal.

Segundo os dados alarmantes do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS, 2018) e o Instituto Trata Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não possuem acesso a saneamento no país e 35 milhões não possuem, se quer, água tratada em suas residências.

Ao eleitor, cabe pesquisar e se informar a respeito da real situação da infraestrutura econômica, social e urbana de seu município. Somente com informações verídicas poderemos combater além de mentiras e estelionato eleitoral, as práticas ilegais dentro de nossa sociedade.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.