O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

O que é Big Data?

0

Big Data. Entenda sobre o termo que muitas vezes é associado a uma grande quantidade de dados, mas que é muito mais que isso.

Por Wagner Rodrigues

Em geral, o termo Big Data fica associado e passa a impressão de uma grande quantidade de dados. Porém, precisamos entender que isso se consolida na maneira como podemos utilizar a grande quantidade de informação e como tirar proveito para melhorar os processos e aumentarmos a eficiência.

Isso tudo pode se refletir em operações mais rápidas, tomadas de decisões mais assertivas e conexão com as informações necessárias com maior precisão.

O que é Big Data?

A cada segunda, uma empresa pode gerar uma quantidade muito grande de dados, de maneira estruturada e não estruturada.

Estima-se que em 2020 teremos gerado cerca de 2,2 milhões de terabytes todos os dias. São dados de todas as formas e fontes, compondo uma grande rede de conexões entre os mais diferentes assuntos no mundo.

O conceito da Big Data, é comprimir todas essas ondas de informações, de maneira simples (na medida do possível) para que a junção possa trazer a direção correta de qual ação tomar.

Big Data
Big Data – imagem reprodução/ Siteware

Isso, também pode começar a criar curvas de tendência de ações, desde o consumidor que pode tomar uma decisão baseado na informação que recebe no momento certo, até a de uma pessoa que está buscando ajuda médica para um determinado problema.

Como se organiza

Um termo comum e bastante utilizado nesse cenário, é a divisão dos dados em três diferentes “qualidades”.

Volume – Basicamente é quantidade. Lembrando que nesse item, estamos falando de dados criados à partir da transação bancária, da informação de pressão e temperatura na indústria, no upload da música na internet, etc.

Velocidade – Cada dado gerado, precisa ser tratado e disponibilizado o mais rápido possível. Hoje, o mercado mundial está atento nesse aspecto e os sensores estão cada vez mais inteligentes, para disponibilizar um dado já preparado – se quiser saber um pouco mais como a velocidade está sendo afetada pela tecnologia, só clicar aqui para ler a matéria sobre o 5G.

Variedade – Podemos armazenar nomes e números em uma planilha. Simples e fácil. Agora se você quiser textos, áudios ou vídeos, aqui temos complicações. Por serem de formatos diferentes, exigem mais atenção ao tratamento. Sendo assim, quanto mais complexo ou variado é o dado, mais trabalho será necessário para armazená-lo de maneira coerente.

O que ganhamos

Saber ou se antecipar a algum fato, em um mundo de tanta velocidade, é uma vantagem muito grande. Ignorar as informações recebidas, pode ser tão fatal quanto errar a estratégia de um negócio.

Mas se bem organizados, os dados podem trazer inúmeros ganhos. Entre eles, podemos destacar a diminuição do tempo para tomada de qualquer decisão; ter produtos ou serviços mais rapidamente lançados com retorno mais eficiente; reduzir custos, pois a mudança de estratégia pode ser primordial para minimizar perdas e redução de custos, já que as tendências podem mudar a maneira como um determinado segmento enxerga suas ações e podemos melhorar as ações de campo.

Como aplicar

Para facilitar a análise de dados, existem ferramentas de Big Data Analytics. A ideia é que utilizando filtro e conceitos de cruzamento de dados, seja possível fazer a análise de todo o contexto e alinhar o melhor plano de ação a ser tomado.

Poder relacionar o perfil de pessoas que visitam seu site, ou tipos de buscas que trazem sua marca, ou até quais as ações que são tomadas em períodos de desespero, podem direcionar as estratégias de marketing ou vendas e impulsionar as empresas a entregar serviços e produtos que fazem sentido e necessidade para todos os seus clientes.

Aliás, esse texto também fará parte dessa avalanche de dados. Vamos analisar?

Wagner Rodrigues, Colunista de Tecnologia. Empresário e engenheiro do ramo tecnológico, especialista em tecnologia na indústria.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.