O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Anvisa aprova uso emergencial de vacinas e São Paulo já inicia vacinação

0

Anvisa aprova uso emergencial de vacinas do Instituto Butantan e da Universidade de Oxford. São Paulo já inicia vacinação.

Anvisa aprova o uso emergencial de vacinas no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou na tarde de hoje (17), os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz. Os dois imunizantes são os primeiros aprovados no pais no combate à covid-19.

As vacinas serão usadas preferencialmente para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinado para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde. A diretoria da Anvisa decidiu pela liberação emergencial durante reunião neste domingo (17).

Durante a manhã e o início da tarde, ambas as vacinas foram recomendadas, com ponderações, pela gerência técnica da Anvisa. Depois, a diretora da Anvisa e relatora dos pedidos, Meiruze Sousa Freitas, votou pela aprovação da AstraZeneca e, com ressalvas, da CoronaVac.

Na sequência, os diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos seguiram a relatora, atingindo a maioria e liberando o uso dos imunizantes contra a covid-19. Votarão, ainda neste domingo, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Antonio Barra Torres, que é diretor-presidente da agência. Porém com a maioria dos votos, ambas vacinas já tem aprovação da Agência.

PUBLICIDADE

Com o aval do uso emergencial das vacinas, o Brasil já pode, em tese, aplicar os imunizantes. A medida vale a partir do momento em que a decisão for publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer neste domingo. O Butantan já tem 10,8 milhões de doses disponíveis para aplicação, enquanto a Fiocruz aguarda chegada do imunizante vindo da Índia, ainda sem data prevista.

Anvisa aprova uso emergencial
Reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Anvisa de 17/1/2021 / Divulgação Anvisa

O início da imunização dependerá, porém, da organização da campanha e da logística de distribuição de doses, que no Brasil tem sido uma interrogação. A expectativa do Ministério da Saúde é começar a vacinação nesta semana. Já o governo paulista quer iniciar a vacinação ainda neste domingo (17).

Inicio de imunização em São Paulo

A campanha de imunização em São Paulo iniciou-se hoje com a aprovação da Anvisa. A campanha foi lançada ainda neste domingo (17), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Mônica Calazans, 54 anos, moradora de Itaquera foi a primeira brasileira a ser vacinada contra a Covid-19. Monica é enfermeira e trabalha na linha de frente no combate ao Coronavirus no Hospital Emílio Ribas.

Mulher, negra, Mônica faz parte do grupo de risco para a doença, e atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no país e tinha recebido placebo.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.