O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

Amiga de Mario Frias, dentista assume cargo de coordenadora-geral do Centro Técnico Audiovisual

0

Dentista e amiga de Mario Frias é nomeada para cargo de coordenadora-geral do Centro Técnico Audiovisual, órgão subordinado à Secretaria Nacional do Audiovisual. Nomeações do gênero serão comuns com a nova reforma Administrativa.

“Mamata acima de tudo, amigos acima de todos”

Esse deveria ser o slogan oficial do governo de Jair Bolsonaro. Nomeações de amigos, políticos do conglomerado político chamado Centrão, medidas provisórias que atendem interesses corporativos de seus apoiadores, desvios de dinheiro, nomeações de militares da ativa sem nenhuma especialidade dentro dos ministérios, negacionismo científico, retirada de direitos e outras bizarrices, se tornaram fatos rotineiros no governo de Bolsonaro.

A nomeação da dentista e amiga de Mario Frias, Edianne Paulo de Abreu para o cargo de coordenadora-geral do Centro Técnico Audiovisual gerou muitas críticas de entidades do audiovisual e demonstra o tamanho da cara de pau e a ingerência do atual governo.

A nomeação foi assinada pelo Ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, pasta à qual a Secult pertence, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16).

PUBLICIDADE

A dentista arrumou uma Boquinha para cuidar

No novo cargo, Edianne vai responder ao secretário do Audiovisual, Bruno Graça Melo Côrtes, que também não menciona ligações com o setor em seu currículo. Ele é promotor de eventos e diz ter experiência com shows.

Nomear uma dentista para um cargo que necessita de capacitação técnica e gabarito na área de audiovisual é zombar da cara do brasileiro. Não bastasse a situação vexatória, a dentista é amiga pessoal de Mario Frias. O ex-malhação pinta e borda em seu cargo de secretário especial e tem aval de seu chefe para cometer todas bizarrices possíveis. Vergonhoso.

Edianne Paulo de Abreu é bolsonarista, foi candidata a deputada federal pelo PSL, em 2018, além de amiga de Flavio Bolsonaro, Fabrício Queiroz e Mario Frias.

Amiga de Mario Frias, dentista assume audiovisual
Fabrício Queiroz e Edianne Paulo de Abreu / Foto: Instagram

Assim como seu amigo Mario Frias, a dentista já fez pontinhas como atriz. Em vídeo publicado nas redes sociais de Marcelo Crivella, Edianne faz papel de “paciente com Covid” e rasga elogios ao Bispo.

Repercussão

A escolha de Edianne, amiga de Mario Frias, foi o estopim para que 18 entidades do setor audiovisual formulassem uma carta aberta, divulgada nesta segunda-feira (21). Entre os 18 grupos que assinam a carta estão entidades como a Abraci (Associação Brasileira de Cineastas), ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo.

O documento elaborado pelas entidades ressalta também uma grande preocupação com o momento de incertezas que vive a Cinemateca Brasileira, que está esquecida e entregue às moscas e que cujas chaves foram entregues à Secretaria do Audiovisual em agosto. “Desde então, mesmo após encontros com associações do setor e promessas de resolução do impasse administrativo, os rumos da instituição permanecem incertos e o acervo segue desprotegido”, diz a carta.

O texto ainda aponta as principais missões do Centro Técnico do Audiovisual, que deveria “apoiar, capacitar, difundir e preservar” o setor.

Ao mencionar a nomeação de Edianne Paulo de Abreu, a carta afirma que o CTAv passou a ser “comandado por uma profissional sem conhecimento e preparo técnicos específicos para gerir um órgão com tamanha complexidade e importância”.

[𝐂𝐀𝐑𝐓𝐀 𝐀𝐁𝐄𝐑𝐓𝐀 𝐄𝐌 𝐃𝐄𝐅𝐄𝐒𝐀 𝐃𝐎 𝐂𝐄𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐓É𝐂𝐍𝐈𝐂𝐎 𝐀𝐔𝐃𝐈𝐎𝐕𝐈𝐒𝐔𝐀𝐋 𝐄 𝐃𝐀 𝐂𝐈𝐍𝐄𝐌𝐀𝐓𝐄𝐂𝐀 𝐁𝐑𝐀𝐒𝐈𝐋𝐄𝐈𝐑𝐀]No dia 07 de agosto de 2020, a…

Posted by ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual on Monday, September 21, 2020

Já que o atual governo pouco se importa com legislação, com ética, com princípios básicos de administração pública, transparência e demonstra o tamanho do despreparo para gerir o Estado, o parágrafo final da carta lembra a Mario Frias e ao Governo Bolsonaro um dos princípios fundamentais da gestão pública.

“ […] a importância de um princípio fundamental da gestão pública: a necessidade de nomeações de caráter técnico para órgãos públicos”.

Carta aberta das entidades do Audiovisual

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.