O Jornal Analítico é um projeto profissional independente que busca através das notícias, opiniões e análises criar um senso crítico que amplie a capacidade de entendimento social do leitor. Sempre com a seriedade que o jornalismo profissional necessita. Amplie-se.

-Publicidade-

5G, como essa tecnologia vai impactar o mundo?

0

A tecnologia 5G já está entre nós, mas o que significa isso? O que realmente muda em nossas vidas práticas?

O papel da tecnologia de rede móvel é tornar fácil, prático e rápido o acesso às novidades e informações para as pessoas. Portanto podemos destacar a velocidade e abrangência como principais pontos de uma rede móvel.

Porém, outros segmentos e funcionalidades podem se aproveitar dessas facilidades, como por exemplo, a tão famosa internet das coisas.

Mas antes de falarmos sobre o impacto dessa nova tecnologia, vamos estabelecer o que é e como chegamos até ela.

O começo da tecnologia de rede móvel se deu nos anos 80, lá no Japão. Conhecida por 1G foi ela quem virou a chavinha para o futuro e tornou possível nos conectarmos com outras pessoas, por meio de aparelhos celulares. Porém a rede era analógica e servia apenas para realizar chamadas de voz.

Logo após surgiu a tecnologia 2G. Nela ocorreu a implementação do recurso de mensagens. Sim, foi a partir daí que conhecemos o SMS e correio de voz.

Com o tempo desenvolveu-se a já conhecida tecnologia 3G. Com ela surgiram os primeiros smartphones, o que tornou possível navegarmos na WEB, além de podermos ser localizados por sistemas GPS.

Com a evolução da rede móvel, impulsionou-se também novas possibilidades. Com o 4G não foi diferente, graças a ele temos mais velocidade em nossa conexão e podemos fazer vídeo chamadas com nossos amigos e parceiros de trabalho.

Mas como prometido no título dessa matéria, falaremos da tecnologia 5G. Ela é a nova geração da rede de internet móvel desenvolvida e que está em implementação no mundo todo, com base na banda larga. Isso significa que comparando com a tecnologia anterior 4G, a velocidade agora poderá ser 20x maior.

5G tecnologia
Evolução das tecnologias de rede móvel desde a década de 80

O impacto dessa velocidade vai além de acesso mais rápido às páginas de internet e aplicativos de rede social. Temos que imaginar a aplicação nas indústrias e de utilização em serviços de alta complexidade.

Você sabia que quando clicamos em um botão para acessarmos um site, em média, o tempo de espera é de 20ms? Parece muito pouco, mas e se esse tempo impactar e gerar o atraso de comunicação em uma cirurgia, por exemplo, em que o médico está trabalhando por meio de um robô? Pode ser a diferença entre a vida e a morte do paciente. Com o 5G, este tempo de resposta cai pela metade, ficando em torno de 10ms.

As aplicações na indústria

Vimos como a tecnologia de rede móvel influencia nossa comunicação e relação em nossas vidas, mas e nas indústrias? Como essa tecnologia se aplica de forma prática no dia a dia das empresas?

Existe hoje em dia um termo, chamado Indústria 4.0. Ele está relacionado com a Quarta Revolução Industrial, caracterizada pelo surgimento de uma geração de indústrias inteligentes, que aplicam tecnologia de ponta para transformar seus produtos e o modo como eles são vendidos, produzidos e entregues.

Unindo físico e digital, a Indústria 4.0 criou uma nova dinâmica entre máquinas e humanos, que passaram a trabalhar de forma integrada. Dessa dinâmica, surgiram inovações em equipamentos, fábricas, armazéns, frotas, além de produtos inteligentes, capazes de trocar informações, disparar comandos de ação e até mesmo controlarem-se com 100% de autonomia.

A Indústria 4.0 está cada vez mais presente no chão de fábrica. As indústrias, principalmente no Brasil, buscam eficiência, fazendo uso de diversas tecnologias, como sensores inteligentes, redes de comunicação, computação em nuvem, big data, inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, impressão 3D, entre muitas outras. O que resulta numa maior produção.

Porém, para chegarmos a esse nível, a principal peça dessa mudança está nos dados capturados do processo de produção. Hoje, boa parte da indústria ainda tem projetos que visam digitalizar o que está em funcionamento, ou seja, trazer os dados reais dos processos para o ambiente de estratégia de produção.

E é nesse ponto que o 5G pode fazer toda a diferença. Com um sinal de dados melhor, com maior banda, será possível ter uma maior quantidade de dados com maior qualidade e rapidez, em tempo real. Isso levaria uma quantidade muito grande de dados do chão de fábrica às plataformas de software que auxiliam uma melhor tomada de decisão, aumentando a produtividade.

Em um próximo passo, seria possível conectar não só as máquinas ao sistema de gestão, mas permitir que elas troquem informações entre si e com o auxílio de inteligência artificial, tomar as melhores decisões de produção, baseado, por exemplo, na quantidade vendida nos últimos dias. Incrível, não?

PUBLICIDADE

Em nossa casa

Agora, imagine estar conectado com um dispositivo não usual, dentro da sua casa. Por exemplo, receber uma mensagem da sua geladeira, dizendo que o suco acabou e especificando, além do tipo, a quantidade de suco para o próximo mês.

Você pode me falar: “ah, mas isso já é possível!” Sim, é verdade, mas hoje em dia, se colocarmos todos os dispositivos inteligentes na nossa rede, o que temos disponível não daria conta.

A rede 5G teria uma capacidade e poder de conectar TODOS os dispositivos da sua casa, no seu carro, na sua empresa e em periféricos comuns à sociedade, como lâmpadas na rua ou farol de transito.

Além disso, com o 5G teríamos streaming de maior qualidade, maior rapidez nas respostas de jogos, vídeo chamadas mais nítidas e troca de informações com maior fluidez.

Quando podemos esperar?

No Brasil, devido à uma infraestrutura e políticas deficientes, teremos acesso à essa tecnologia 5G em apenas alguns anos.

O leilão para utilização dessa novidade estava previsto para o início de 2021, mas se iniciou agora no final do ano e só após o término do leilão se iniciarão as mudanças físicas que serão à base para as alterações do sinal.

Claro, Vivo e TIM garantiram licenças para 5G no Brasil e país ganhou mais 2 novas operadoras, a Brisanet e a Winity II Telecom, que também garantiram faixas de 5G no leilão.

Com certeza, quando tivermos acesso ao 5G, seremos impactados com uma tecnologia que pode revolucionar não só nossa busca na internet, mas na maneira como nos comunicamos com a inteligência dos dispositivos hoje utilizados e aprimorarmos os relacionamentos baseados na possibilidade de contato, mesmo através das distâncias impostas a nós.

PUBLICIDADE

Essa matéria foi publicada em parceria com o empresário e engenheiro do ramo tecnológico Wagner Rodrigues, especialista em tecnologia na indústria.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.